Agricultura

Publicado em: 19/03/2010 08:38

Caminhada rural promoveu troca de experiências

Caminhada rural promoveu troca de experiências Caminhada rural promoveu troca de experiências

O evento foi organizado pela Emater-PR, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiporã, a Seab-PR e o Senar-PR, através do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA).

Participaram 105 agricultores familiares de diversas
comunidades rurais de Ibiporã, Cambé, Rolândia, Sertanópolis,
Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio e Alvorada do Sul. O objetivo foi partilhar experiências vividas pelos agricultores, principalmente relacionadas a temas voltados ao associativismo e à diversificação da propriedade rural como forma de aumentar a renda familiar.

A caminhada propriamente dita aconteceu na Comunidade da Barra do Jacutinga, onde os pequenos agricultores puderam conhecer o sistema de abastecimento de água conquistado pela Associação de Moradores locais, através de projeto elaborado pela Unidade Municipal da Emater. Também visitaram a propriedade do agricultor Paulo Caus, que contou sua experiência de diversificação da propriedade através do plantio da banana.

Atualmente vários produtores utilizam da banana como cultura alternativa e com a assistência técnica oferecida pela Emater, têm
obtido bons resultados.

Na parte da tarde, o Senar destacou a importância da capacitação do homem do campo para o melhor cumprimento de suas tarefas, e reforçou que o município de Ibiporã tem o privilégio de contar com um CTA, localizado na saída para Jataizinho. Os técnicos enfatizaram que os agricultores devem aproveitar melhor o CTA, pois os cursos são gratuitos e os produtores já contribuem para a manutenção do serviço quando recolhem o imposto na ocasião da comercialização de seus produtos.