Publicado em: 10/09/2012 14:04

Ibiporã comemora resultados no IDEB e avaliação do Viver Digital

Ibiporã comemora resultados no IDEB e avaliação do Viver Digital Ibiporã comemora resultados no IDEB e avaliação do Viver Digital

A Secretaria Municipal de Educação de Ibiporã reuniu, na manhã desta segunda-feira (10/9), as diretoras das escolas municipais de 1º ao 5º ano e também dos Centros de Educação Infantil (CMEIs) para agradecer a todas pelo empenho de toda a equipe pedagógica na formação e preparação dos seus alunos, o que resultou na elevação geral de Ibiporã no IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação), calculado pelo Ministério da Educação (MEC).
   Na média, Ibiporã subiu 6 décimos em relação à avaliação anterior, feita em 2009, quando o índice foi de 4,6. Na avaliação deste ano, divulgada nacionalmente no ínicio agosto, o Município subiu para 5,2, uma variação considerável.
   Entre as principais melhorias, destacaram-se a inclusão digital nas escolas municipais, com a implantação de lousas digitais nas salas e de laboratórios de informática do Proinfo, além do aumento do numero de escolas com ensino integral e a formação continuada para os professores da rede municipal, realizada por meio de parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL)
   Um fato novo divulgado hoje foi o resultado da avaliação paralela feita em Ibiporã por meio do Programa Viver Digital, que aplica uma prova semelhante à do IDEB, mas somente de Matemática e Português. Essa avaliação, finalizada na semana passada, apresentou crescimento semelhante ao do IDEB na média das notas dos alunos.
   “Isto é uma comprovação de que o projeto político-pedagógico que está sendo desenvolvido em Ibiporã, com atenção em diferentes áreas, está no caminho certo”, afirmou o coordenador do Projeto de Extensão de Capacitação Continuada dos professores da rede municipal, Edmilson Lenardão, docente do Departamtento de Educação da UEL.
   Além dele, conversaram com as diretoras das escolas e CMEIs o secretário de Educação de Ibiporã, Emerson José de Oliveira, e a coordenadora do Viver Digital, Janaine de Brito.