Publicado em: 24/09/2012 09:00

6ª Primavera dos Museus em Ibiporã

6ª Primavera dos Museus em Ibiporã 6ª Primavera dos Museus em Ibiporã

O Museu do Café de Ibiporã, inaugurado em abril deste ano, no prédio da antiga Estação Ferroviária, será o palco da 6ª Primavera dos Museus em Ibiporã. O evento é nacional e acontece sempre no mês de setembro, com eventos locais que buscam despertar a cultura de se valorizar a história e a arte.
   A 6ª edição ocorrerá de 24 e 30 de setembro, quando instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno do tema “A Função Social dos Museus”. Em Ibiporã, a realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
   Nacionalmente, a semana é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o objetivo de sensibilizar os museus e as comunidades para o debate sobre temas da atualidade.
   A realização das ações e atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Primavera dos Museus por meio de um guia virtual a ser publicado no site www.museus.gov.br.

Ibiporã participará com a seguinte programação:

•    24/9 a 30/9 - Exposição monitorada no Museu do Café de Ibiporã e mostra do DVD Contos e Causos – Vol 1
Horário: 8h às 11h e 13h às 17h

•    25/9 - Exposição de artes no Museu do Café
Palestra de abertura: “A Fundação Social dos Museus”

•    26/9 - Encontro com Pioneiros no Museu do Café (apresentação artística)
Horário: 15h

•    27/9 - Música no Museu do Café com professores e alunos do Ceforma (Escola de Música da Fundação Cultural)
Oficina de desenho com Agenor Evangelista
Horário: 14h às 17h

•    28/9 - Visita de cidades vizinhas ao Museu (8h às 17h)
Oficina de pintura com Lúcia Leão
Horário: 14h às 17h
Teatro no Museu do Café com o grupo do CCI – Espetáculo ‘Janelas da Vida’
Horário: 20h

•    29/9 - Teatro no Museu do Café com o grupo do CCI – Espetáculo ‘Janelas da Vida’;
Horário: 18h
Caravana dos Museus – em Londrina e Região
Horário: 8h às 17h
Trajeto: Museus de Jataizinho, Cambé, da Sociedade Rural do Paraná, Museu Madre Leônia Milito, salas históricas do Colégio Mãe de Deus, Museu Padre Carlos Weiss, Museu de Arte de Londrina. As inscrições devem ser feitas no Museu do Café.

•    30/9 – Família e Arte no Museu do Café - atividades artísticas, recreação e visita monitorada
Horário: 9h às 11h e 14h às 17h

Mais informações no Museu do Café de Ibiporã, com Midiã e Lilian – fone: 3178-0392 – e-mail: [email protected]