Publicado em: 20/09/2012 10:10

Federação das APAES parabeniza Ibiporã por criação de Conselho

Federação das APAES parabeniza Ibiporã por criação de Conselho Federação das APAES parabeniza Ibiporã por criação de Conselho

Através de ofício, Neusa Sá ressalta a importância da criação do conselho, também a título de estímulo para 325 APAES e 14 Coirmãs em todo o Estado, que ao se espelharem no exemplo dado por Ibiporã poderão se mobilizar em seus respectivos municípios, fazendo “acontecer seus conselhos”.

O Conselho de Ibiporã é o 21º do Paraná, o que coloca o Município no cenário de vanguarda da participação da sociedade civil e do poder público na efetivação das políticas públicas voltadas a essa população.

A lei que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Ibiporã foi sancionada em 2005 e chegou, inclusive, a ser alterada em 2010. Este ano, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, e das parcerias com as entidades APAE, APADEVI e APASI, mobilizaram-se para implantação de fato do Conselho em Ibiporã, seguindo as diretrizes do CONADE (Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência), e adaptando-se à legislação do município.

Para instituir o Conselho, foi realizada, dia 21 de agosto, a Conferência Municipal dos Diretos das Pessoas com Deficiência, que abordou o Tema “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU: Novas Perspectivas e desafios”.