Publicado em: 27/09/2012 09:53

6ª Primavera dos Museus cheia de atrações

6ª Primavera dos Museus cheia de atrações 6ª Primavera dos Museus cheia de atrações

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão do Ministério da Cultura, a Primavera dos Museus, que está acontecendo de 24 a 30 de setembro, busca mobilizar os museus a desenvolverem programações especiais a respeito de temas específicos para intensificar o contato com a sociedade.

Com o tema "A Função Social dos Museus", esta 6ª edição terá mais de 2.400 eventos por todo o país, somando 803 instituições que realizarão ações educativas, oficinas, exposições e visitas guiadas.

Ibiporã participa desde a 1ª edição da Primavera dos Museus e está tendo várias atividades esta semana no Museu do Café. Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo e presidente da Fundação Cultural, Julio Dutra, "só o fato de nos inscrevermos nesta grande ação nacional nos proporciona maior interação com  as atividades da área. E neste ano, com o tema 'A Fundação Social dos Museus'  fomos coroados pelo fato de o Museu do  Café estar bem próximo dos trabalhos socioeducativos e também do grande trabalho social exercido pela Secretaria Municipal de Assistência Social", afirmou.

Na segunda-feira, dia 25, mais de 100 pessoas que estão participando da Semana do Idoso em Ibiporã conferiram as atividades da Primavera dos Museus. Entre elas, a exposição de cerâmica, com obras produzidas pela oficina de cerâmica da Fundação Cultural, que agora iniciou atividades também no Museu do Café.

Em determinado momento da tarde a passagem do trem emocionou alguns que ali estavam. A programação vai até domingo, dia 30, com oficinas, apresentações artísticas e visitas monitoradas.

• 26/9 (quarta)

Encontro com Pioneiros no Museu do Café - apresentação artística (15h)

• 27/9 (quinta)

Música no Museu do Café com professores e alunos do Ceforma (Escola de Música da Fundação Cultural) (14h)

Oficina de desenho com o artista Agenor Evangelista (14h às 17h)

• 28/9 (sexta)

Visita de cidades vizinhas ao Museu (8h às 17h)

Oficina de pintura com Lúcia Leão (14h às 17h)

Teatro no Museu do Café com o grupo do CCI - Espetáculo 'Janelas da Vida' (15h)

• 29/9 (sábado)

Caravana dos Museus - em Londrina e Região (8h às 17h)

Trajeto: Museus de Jataizinho, Cambé, da Sociedade Rural do Paraná, Museu Madre Leônia Milito, salas históricas do Colégio Mãe de Deus, Museu Padre Carlos Weiss, Museu de Arte de Londrina. As inscrições devem ser feitas no Museu do Café.

• 30/9 (domingo)

Família e Arte no Museu do Café - atividades artísticas, recreação e visita monitorada (das 9h às 11h e 14h às 17h)