Cultura e Turismo

Publicado em: 01/10/2012 08:28

Encontro de pioneiros no Museu do Café

Encontro de pioneiros no Museu do Café Encontro de pioneiros no Museu do Café

A tarde do último dia 26 foi muito especial para cerca de 100 pioneiros que, pela primeira vez, participaram de um encontro no Museu do Café de Ibiporã, prédio da antiga Estação Ferroviária. O evento integrou a programação da 6ª Primavera dos Museus, que aconteceu de 24 a 30 de setembro em mais de 800 museus e instituições culturais de todo o país.
   Nacionalmente, a semana é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o objetivo de sensibilizar os museus e as comunidades para o debate sobre temas da atualidade. Em Ibiporã, a realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Os pioneiros foram recepcionados com música e um delicioso café da tarde.
   Visitaram o acervo permanente do espaço e a exposição de esculturas confeccionadas pela professora Maria Aparecida dos Santos e alunos da oficina de cerâmica da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI).
   O casal Ramon e Lourdes Lozan foi um dos presentes ao evento. “Foi uma tarde muito agradável. Mais uma vez reencontramos velhos amigos e relembramos o passado”, comentaram. A professora aposentada Wanda Davanzo Gnann, que chegou a Ibiporã em 1941, também foi uma das pioneiras convidadas que fizeram questão de aceitar o chamado do Município. “Reencontrei vários alunos e colocamos a conversa em dia. É louvável este trabalho de resgate da memória da cidade. Sem passado não há presente, e sem presente não há futuro”, lembrou.

O secretário municipal de Cultura e Turismo e diretor da Fundação Cultural de Ibiporã, Julio Dutra, destacou que o tema desta edição da Primavera dos Museus é sua função social. “O museu deve ser um espaço vivo, a serviço da comunidade. Digo que os pioneiros são arquivos vivos, e momentos como este possibilitam a socialização, trocas, descobertas”, explicou. Ao final do encontro, houve sorteio de peças do Centro de Artesanato de Ibiporã.