Publicado em: 13/04/2010 14:46

Prof. Marins fala sobre competitividade em Ibiporã

Prof. Marins fala sobre competitividade em Ibiporã Prof. Marins fala sobre competitividade em Ibiporã

O renomado professor, antropólogo e consultor José Marins esteve em Ibiporã nesta terça-feira (12/4) para uma palestra sobre competitividade no mercado a uma platéia formada por empresários, profissionais liberais e servidores públicos. Entre as autoridades, estava presente a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura, Sandra Moya, que representou o prefeito na oportunidade, a primeira-dama e presidente da APMIF, Eliana Ferreira, e demais secretários municipais.

O evento foi realizado no Cine Teatro Municipal Pe. José Zanelli e promovido pela Rádio CBN Londrina, com o patrocínio da Prefeitura de Ibiporã, do SAMAE, Unimed, Compre Fácil Imports, Bella Itália Residenziale e Pedreira Ica.

O tema da apresentação foi \"Os Desafios das Empresas em Mercados Competitivos\". Marins fez uma abordagem do potencial de crescimento econômico do Brasil e das previsões de economistas do mundo inteiro de que o Brasil é \"a bola da vez\" e que dentro de cinco anos será a 5ª maior economia do mundo, superando países como Inglaterra e França. Atualmente, o PIB brasileiro é o 8º do mundo.

Em seguida, o professor falou sobre como estar preparado profissionalmente para este crescimento do País e para o aumento da demanda da população por produtos e serviços. Abordou a necessidade de excelência e de motivação por parte dos profissionais e empresas, e também dos servidores públicos presentes.

\"O servidor tem que buscar atender bem, não irritar o seu cliente, que é o contribuinte, tratá-lo bem para que ele contribua para o crescimento da cidade por meio dos tributos que paga. Tudo isso para o bem da cidade e da sua própria profissão\", afirmou o palestrante, em entrevista ao Núcleo de Comunicação da Prefeitura. \"O País está crescendo, o mercado e o próprio cidadão estão ficando cada vez mais exigentes e o servidor e os governantes têm que tratar o contribuinte com um cliente preferencial. Senão, terão problemas do mesmo jeito que uma empresa tem\", acrescentou.

Lembrando que já foi servidor em diferentes instâncias, como na Prefeitura de Sorocaba, na Universidade Federal de São Carlos (SP) e em outros órgãos de governo, Marins elogiou a capacitação dos servidores públicos no Brasil e disse que só falta motivação.

\"Vi ótimos profissionais, melhores até do que na iniciativa privada. Só que precisam estar motivados no seu trabalho para desempenhar com excelência suas funções. E para isso os governantes também têm um papel importante, de aproveitar esse conhecimento e acabarem com a descontinuidade dos projetos quando há troca de governo, que é algo que desmotiva o servidor\", disse Marins.