Publicado em: 12/11/2012 10:01

Posse do Conselho da Pessoa com Deficiência

Posse do Conselho da Pessoa com Deficiência Posse do Conselho da Pessoa com Deficiência

A cerimônia aconteceu no Auditório dos Pioneiros, no Centro Socioeducacional e Turístico de Ibiporã, e integrou os eventos dos 65 anos de Ibiporã.

Após o prefeito José Maria dar posse aos 16 representantes do poder público e aos 16 da sociedade civil, houve a 1ª reunião do novo conselho e a eleição da primeira diretoria que ficou assim formada: presidente - Aline Maria Tonin Leoni (que é presidente da Apadevi), vice-presidente - Ana Cláudia Vieira Martins (secretária municipal de Assistência Social); 1ª secretária - Angela Fernandes Aparecido (assistente social da Prefeitura) e 2ª secretária - Ivete Pereira Semprebom (diretora da Apasi).

O Conselho Municipal foi instituído este ano, dia 21 de agosto, graças a uma mobilização conjunta promovida pelo poder público municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, e pelas entidades que atuam com a causa do deficiente em Ibiporã (Apae, Apadevi e Apasi). O órgão foi criado seguindo as diretrizes do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (CONADE), adaptado à legislação do município.

EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

De acordo com a secretária de Assistência, Ana Cláudia Martins, Ibiporã foi o 21º município do Paraná a criar o Conselho, o que o coloca no cenário de vanguarda da participação da sociedade civil e do poder público na efetivação das políticas públicas voltadas a essa população. “Ibiporã serve de estímulo às instituições que auxiliam a pessoa com deficiência em todo o Estado. Ao se espelharem no exemplo dado pela nossa cidade, poderão se mobilizar e “fazer acontecer” os seus conselhos locais”, afirmou.
   Durante a cerimônia, a vice-prefeita Sandra Moya destacou que o Conselho da Pessoa com Deficiência será essencial para a execução das políticas voltadas a essa população na cidade e no encaminhamento de projetos para os governos estadual e federal.

UNIÃO DAS ENTIDADES

O prefeito José Maria encerrou a solenidade dizendo que “este Conselho terá papel fundamental não só na construção e efetivação das políticas públicas, mas também na conscientização da comunidade local para as ações de inclusão que precisam ser realizadas”.
   Enalteceu o trabalho “consistente” que vem sendo realizado ao longo dos anos pelas entidades locais APAE, Apadevi e Apasi e parabenizou a união das três para o fortalecimento da causa. “Essa união das entidades e a conscientização da comunidade de Ibiporã sobre a necessidade de inclusão foi sintetizada pela eleição do Lucas Botti (surdo e instrutor de Libras da Apasi) como vereador. A figura dele será um instrumento de canalização das questões relacionadas à pessoa com deficiência no município”, comentou o prefeito.
   A nova presidente do Conselho, Aline Leoni, afirmou que com a criação do órgão, Ibiporã passará a “ter mais força para buscar recursos”, principalmente junto ao governo federal.

ACESSIBILIDADE

Ficou decidido que as reuniões do Conselho acontecerão todas as 4ªs quartas-feiras de cada mês, sempre às 16 horas, na sede de cada uma das entidades, de forma alternada. A próxima será dia 28/11, no Cadevi, e as seguintes, na Apasi e na APAE.
   Para esta reunião do dia 28, a engenheira civil da Prefeitura de Ibiporã, Gimeri Calsavara, que também é uma das integrantes do Conselho, trará um resumo do que o Código de Posturas do Município traz sobre a acessibilidade e a mobilidade urbana.
   O grupo quer discutir pontos que precisam melhorar na lei ou ser colocados em prática. “Após deliberarmos sobre os pontos principais, vamos encaminhar as questões, pois, enquanto Conselho, teremos mais força para apresentar projetos e obter recursos para obras de adequação que venham a ser necessárias”, afirmou a vice-presidente, Ana Cláudia Martins.