Publicado em: 16/01/2013 07:50

Índice de Aedes aumenta em Ibiporã. População tem que ficar alerta

Índice de Aedes aumenta em Ibiporã. População tem que ficar alerta Índice de Aedes aumenta em Ibiporã. População tem que ficar alerta

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã divulgou na terça-feira, dia 15, o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA), que chegou a 2,97 no município. O índice é considerado alto, mas a situação está sob controle e é só a ocorrência do mosquito, não pacientes com dengue, conforme salienta a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues.

O último LIRA feito em novembro de 2012 apontava um índice de 1,1, dentro do aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza até 1,0.

Mas como depois vieram as chuvas, praticamente diárias, aliadas ao calor intenso, eclodiram os ovos do mosquito da dengue - que podem ficar vivos por até 450 dias - e os índices aumentaram.

Vale ressaltar que essa é uma situação de todos os municípios do Norte e Noroeste do Paraná. Há cidades com índices alarmantes, como Londrina (LIRA de 8,0), Peabiru, esta com mais de 1.000 pessoas notificadas com dengue, e outras. Outros 15 municípios do Noroeste estão com risco de epidemia. "Em Ibiporã não temos esse problema, porque fazemos um trabalho de prevenção durante o ano todo, mas temos que nos cuidar e a população precisa ajudar", conclama a secretária Leilaine.

APLICAÇÃO DE VENENO

Para fazer barreiras contra o mosquito, os agentes de combate à dengue do município já iniciaram aplicação de inseticida com bomba costal nos bairros mais afastados e distritos. Receberam aplicação de veneno os jardins Kennedy e Paulista (na divisa com Jataizinho), a região do Clube de Campo do Café, às margens do Rio Tibagi e depois o distrito Taquara do Reino.

A Prefeitura reforça o estado de alerta e uma moto com som está percorrendo cidade diariamente, no final da tarde, alertando os moradores quanto ao perigo de infestação e pedindo a colaboração de todos.

CONSCIENTIZAÇÃO

O Centro da cidade receberá aplicação de veneno posteriormente. "Para a população da área central pedimos que redobre os cuidados, pois o índice está alto. Apelamos que cada um exerça de fato a cidadania e cuide do seu espaço e de todo o entorno da sua casa. Não jogue lixo no quintal e em terrenos baldios, percorra o seu bairro e junte do chão tudo o que possa acumular água: latas, saquinhos de lixo, plásticos, tampinhas, recipientes. Enfim, que cada um faça a sua parte e cobre também os vizinhos a fazerem o mesmo", solicita Leilaine.

PODER PÚBLICO FAZ A SUA PARTE

O poder público está fazendo a sua parte, com o trabalho diário de 27 agentes de combate a endemias visitando as casas, empresas e terrenos baldios e acabando com focos. A administração municipal também realiza periodicamente mutirões de limpeza com a participação de várias Secretarias - Saúde, Obras, Meio Ambiente, SAMAE e Educação e para essas operações conta com a parceria de escolas, igrejas, empresas e associações. O próximo mutirão será no Jardim Bom Pastor, dias 14 e 15 de fevereiro