Publicado em: 04/03/2013 11:44

Ibiporã será “Capital” do judô no Estado

Ibiporã será “Capital” do judô no Estado Ibiporã será “Capital” do judô no Estado

Ibiporã será “capital” do judô no Estado, esse foi o destaque dado pela Folha de Londrina – edição de 27/02/2013, Esporte – em resposta ao empenho que a Administração Municipal e o atleta Augusto Semprebom dão ao esporte na cidade, colocando Ibiporã como um importante pólo para o Judô no Estado.

Essa parceria mobilizou três eventos em um único final de semana. O Curso e Seminário Estadual de Arbitragem abriram as atividades, que credenciou novos árbitros para o esporte. Também foi realizado no domingo (03) o Campeonato Paranaense faixas Marrom e Preta e Estímulo, considerado um dos principais eventos do Judô na escala estadual, reunindo atletas de alto nível.

O evento mais esperado foi o lançamento do DVD da Federação Paranaense de Judô, gravado com uma lenda viva do esporte, Liogi Suzuki, de Londrina, 9º Dan faixa vermelha, o mais graduado judoca do Paraná. O material é uma produção oficial da Federação Paranaense, concebido inteiramente por profissionais de Ibiporã.

O lançamento ocorreu na noite de sábado (02), no Complexo Socioeducacional, Turístico e Cultural de Ibiporã (Antiga Estação Ferroviária) e contou com a presença de atletas locais e de renome internacional, como o medalhista olímpico Rafael Silva – bronze nas Olimpíadas de Londres em 2012 – além de professores, autoridades da Federação Paranaense de Judô, vereadores, secretários e a vice - prefeita Sandra Moya.

A vice-prefeita Sandra Moya esteve presente e destacou a disposição do poder público em apoiar iniciativas como esta. “Para nós é muito importante abrir as portas da cidade para promover um evento como este, que reúne a elite do Judô do Paraná e está homenagem ao professor Suzuki é merecida, pois ele é um atleta que dedicou muito da sua vida ao Judô”.

A vice prefeita declarou ainda que em breve será lançado um projeto de Judô nas escolas. Quem detalhou mais sobre o projeto foi o secretário de Esporte Jaime Lino. “Esse Campeonato Paranaense de Judô trouxe muitas pessoas da elite do esporte para Ibiporã e queremos cada vez mais instigar nas crianças o desejo pela prática esportiva, para isto lançaremos o projeto do Judô Olímpico nas Escolas, que fará com que as crianças da Rede Municipal tenham, desde cedo, contato com este esporte olímpico e quem sabe não teremos futuramente medalhistas olímpicos daqui de Ibiporã”.

Para Augusto Semprebom, esse trabalho vem consolidar um projeto iniciado junto à primeira administração do prefeito José Maria Ferreira. “Estamos colocando Ibiporã no rumo do Judô. O prefeito quer um atleta da cidade nos próximos Jogos Olímpicos, que ocorrerão no Rio de Janeiro, em 2016. Com todo apoio e confiança que ele vem depositando no Judô de Ibiporã isso será um sonho possível”, ressaltou.

Confira abaixo as fotos dos três eventos realizado neste fim de semana pela Academia Augusto Semprebom, com apoio da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.