Visitas ao Prefeito

Publicado em: 12/03/2013 15:03

Prefeito recebe comissão de estudantes universitários

Prefeito recebe comissão de estudantes universitários Prefeito recebe comissão de estudantes universitários

O Prefeito José Maria Ferreira recebeu na manhã deste sábado (09) uma comissão organizada pelos estudantes que utilizam o transporte universitário, parte subsidiado até 2012 pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, para Londrina e Cornélio Procópio. Integraram a comissão alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Faculdade Pitágoras e Pontifícia Universidade Católica (PUC – Londrina). Pais de estudantes também acompanharam a reunião.

O agendamento foi feito através do gabinete da presidente da Câmara Municipal de Ibiporã, vereadora Mari de Sá, onde o prefeito, por sua vez, se colocou à disposição para atender aos estudantes no melhor horário e data disponível para o grupo. A reunião foi agendada para sábado às 11 horas da manhã, começando com quase meia hora de atraso, a pedido dos próprios estudantes, para que mais alunos que confirmaram participação estivessem presentes.

A conversa estendeu-se por duas horas, e o prefeito respondeu a todas as inquietações dos estudantes sobre o fim do repasse. Explicou que desde dezembro de 2012 a empresa já tinha ciência do término do contrato e da não abertura de um novo processo licitatório, e que, devido a uma recomendação do Ministério Público (nº 01/2013) para universalização do atendimento a crianças de quatro meses a seis anos, a Administração Pública tomou decisões e estabeleceu prioridades ao cumprir o que determina a legislação.

Indagado também sobre o transporte de alunos do SENAI para Londrina, o prefeito lembrou ao grupo que esses alunos estão no Ensino Médio, e em sua maioria, possuem entre 14 e 17 anos, o que os torna totalmente dependentes dos pais, diferentemente dos alunos universitários, que já podem estagiar e trabalhar para amortizar os custos com seus estudos. Já em relação ao transporte rural, José Maria explicou aos universitários que essa demanda é obrigação do Município e não pode ser paralisada.

O secretário de Finanças, José Aparecido de Abreu, exibiu detalhadamente a prestação de conta do município no exercício 2012, explicando onde está sendo investido cada recurso que o Município adquire, seja por fonte própria ou repasses. Os alunos tiveram acesso a um comparativo entre os anos de 2008 a 2012, e puderam visualizar que os investimentos na Educação dobraram em quatro anos. O Município também apresentou aumento de 50% em sua receita e 150% na área da saúde de incremento com despesas, passando de 28 médicos em 2008 para 48 atualmente, só para exemplificar.

José Maria também respondeu ao questionamento feito pelos estudantes na Internet sobre o número exagerado de comissionados no quadro de funcionários da Prefeitura. "Hoje contamos com 1298 funcionários concursados e apenas 49 em cargos de comissão, mais 8 que são concursados/comissionados", rebateu. O prefeito também ressaltou o poder das redes sociais na discussão deste assunto. “Li todos os comentários e percebi que vários foram feitos sem conhecimento, alguns de forma caluniosa e pejorativa. Temos que tomar cuidado ao espalhar notícias pela internet. Ao repetir várias vezes uma mentira podemos criar a ilusão de uma falsa verdade" alertou o prefeito.

Os alunos, por sua vez, colocaram ao prefeito seu descontentamento sobre a baixa qualidade do serviço prestado pela empresa: da lotação dos ônibus, dos atrasos para chegar à faculdade, dos desvios de rotas e, por fim, do contrato que apresentou aumento de R$70 para R$90 e logo após para R$ 105 em apenas quatro meses. Os alunos também revelaram que estão em conversação com outra empresa, esta por sua vez, sinalizou positivamente em prestar o serviço para Londrina pelo valor de  R$ 90 reais por mês, sem o subsídio da Prefeitura, com ônibus em bom estado de conservação, com seguro e regularização no DER.

José Maria reafirmou que tem todo o respeito pelos estudantes, uma vez que uma nação forte se faz com jovens preparados. "E como todos têm conhecimento das dificuldades que passam os municípios brasileiros, em parte pelo processo de desoneração tributária que atingiu fortemente Ibiporã e outras ainda menores, nos vemos forçados a tomar estas medidas, das quais espero a compreensão dos nossos jovens e suas famílias, mesmo tendo consciência que elas impõem sacrifícios" pontuou. A conversa terminou com os alunos conhecendo a sede da prefeitura, em especial as câmeras de segurança e a nova estrutura de TI do Município.

LINHAS ALTERNATIVAS COM A TIL

O prefeito também se colocou à disposição para negociar juntamente com os universitários sobre a criação de novas linhas e horários com a TIL. “Vou procurar a empresa e solicitar a ela a abertura de novas demandas para atender os universitários, entretanto, já tenho conhecimento que o senhor Eduardo vai querer algumas informações sobre a demanda de usuários (alunos), horários, etc”, informou. Os estudantes repassaram seus e-mails ao prefeito e informaram que poderão realizar as consultas que serão requeridas pela empresa TIL.

O ALUNO QUE NÃO PODE PAGAR PELO TRANSPORTE

Na reunião com os universitários o prefeito se mostrou preocupado com os estudantes que não possuem nenhuma forma de pagar pelo transporte até a faculdade. “Já instrui a administração que encaminhe os alunos que a alegarem incapacidade financeira à Assistência Social do município”, afirmou José Maria.
Por sua vez, a assistência social realizará uma visita a casa do aluno para averiguar a dificuldade do mesmo em pagar pelo transporte. Ele será atendido por um programa social e não terá seus estudos superiores prejudicados.