Publicado em: 09/05/2013 14:45

Mães e alunos falam sobre a empolgação com o coral

Mães e alunos falam sobre a empolgação com o coral Mães e alunos falam sobre a empolgação com o coral

As apresentações do projeto "Canto e Coral" seguem encantando as mães, que esta semana viram pela primeira vez os seus filhos integrando um coral nas escolas da rede pública em que estudam em Ibiporã.

É uma ação do Governo Municipal, desenvolvida em seis escolas de Ibiporã pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural, e ensina técnicas de canto a mais de 300 alunos. Inicialmente estão sendo atendidas as escolas de período integral.

Na quarta-feira (8/5) foi a vez dos alunos de 4º e 5º ano da Escola Municipal Ivanildes Nalin, do Jardim Santa Paula, mostrarem o que aprenderam nas aulas oferecidas desde março pelos professores Jonas Aguiar e Damaris Sabóia, da Fundação Cultural de Ibiporã.

Nesta quinta-feira (9/5) pela manhã, a apresentação foi dos alunos da Escola Almerinda Felizete do Nascimento, do Jardim Éden. E à tarde, às 16 horas, será vez das crianças da Escola Sebastião Luiz de Oliveira, do Jardim John Kennedy.

As homenagens ao Dia das Mães se encerram sexta (10), com duas apresentações: às 7h30 na Escola Mário de Menezes, no Jardim Bom Pastor; e às 15h na Escola Castelo Branco, na Taquara do Reino.

DEPOIMENTOS

Linda Vitória de Mello, 9 anos, do 4º ano da Escola Ivanildes, está empolgada com as aulas de canto. "O legal é que o professor também está ensinando flauta e mostrando outros instrumentos para a gente", contou. Vendo o interesse da filha, sua mãe, Cláudia de Mello, comprou para ela uma flauta doce. "Já toco 'Asa Branca' e um pedacinho da música do 'Titanic' na flauta", informou Linda.

As mães Maria José Lima Silva e sua irmã Silvana Lima Silva têm três filhas estudando na Escola Ivanildes e adoraram o coral. "A música é muito importante para a formação delas e eu acho que até melhora o interesse em sala de aula pelas outras matérias", comentou Silvana. As filhas que integram o coral são Maria Luiza e Maria Michelly, ambas de 8 anos.

O PROJETO

O Canto e Coral oferece iniciação musical e artística a alunos da rede municipal e foi retomado este ano pela Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), graças à contratação, por parte da Prefeitura, de um professor de musicalização (Jonas) e de uma professora de canto e também pianista (Damaris). Juntamente com o coral para as mães, a FCI está levando esta semana a todas as unidades uma exibição de ballet e outra de violão e voz para despertar o gosto das crianças por outras artes.

"Para nós, é primordial trabalhar com as escolas, pois dessa forma as crianças têm a oportunidade de experimentar um pouco de música. Com isso, despertamos o interesse pela área artística e contribuimos para uma formação diferenciada na vida desses alunos", ressalta o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra.