Publicado em: 10/05/2013 10:21

Avaliação busca aperfeiçoar ainda mais a educação em Ibiporã

Avaliação busca aperfeiçoar ainda mais a educação em Ibiporã Avaliação busca aperfeiçoar ainda mais a educação em Ibiporã

Qual é a maior herança que os pais podem deixar aos seus filhos? A educação! Um tesouro tão precioso que ninguém é capaz de tirar depois de conquistado. O bom conhecimento bem aplicado é a ferramenta mais poderosa para a construção de uma sociedade verdadeiramente plena, fraterna e progressista, trazendo crescimento pessoal, familiar e comunitário.

O prefeito deve ter como uma das principais metas de governo investir pesadamente na educação de sua cidade, porque crianças bem instruídas vão se tornar cidadãos com empregos melhores, salários maiores e, consequentemente, um poder de compra maior. Uma população com mais anos de estudo tende a cuidar melhor da saúde e apresenta queda acentuada nos índices de violência.

Conhecendo bem essa realidade, e tendo a educação como uma das bandeiras de governo, o prefeito José Maria Ferreira, a vice Sandra Moya, juntamente com a secretária de educação Margareth Coloniezi e toda a equipe de educadores, professores e funcionários assumiram uma grande empreitada frente à administração, de transformar a realidade de Ibiporã através da educação.

“Quando assumimos em 2009, fizemos um cartaz símbolo da administração para área da educação, onde demonstrava uma criança com a cabeça para baixo. Isso refletia que nós deveríamos patrocinar uma grande “virada” na educação de nosso município. E estamos efetivamente fazendo com que o nosso governo possa ser marcado pela ação na educação, na saúde e no trabalho.”, afirmou o prefeito José Maria.

Por isso, quando olhamos para a ação do poder público em nossa cidade, podemos afirmar com tranquilidade: Ibiporã se transforma, de maneira determinada a cada dia, em uma Cidade Educadora. "Uma cidade que busca qualificar seus jovens e busca acolher as nossas crianças, faz um grande avanço para o futuro. Através de pesados investimentos em educação, saúde e geração de renda, nós estamos fazendo uma verdadeira mudança em nossa sociedade, do perfil socioeconômico da nossa comunidade.", expôs o chefe do executivo municipal.

Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal – IDEM

Com o objetivo de verificar e acompanhar o desempenho escolar dos alunos da rede municipal de ensino, o Prefeito José Maria, determinou à Secretaria de Educação juntamente com a empresa MSTech, que realizasse pela terceira vez consecutiva, por meio do programa “Viver Digital”, um diagnóstico a partir da aplicação de uma prova semelhante a que é formulada pelo Ministério da Educação, a “Provinha Brasil”.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal (IDEM) mensura o nível de conhecimento das crianças matriculadas na rede municipal. A prova é aplicada aos mais de 2700 alunos do 1º a 5º ano do ensino fundamental, entre os dias 8 e 9 de maio, em todas as escolas municipais.  A partir dos resultados obtidos, a administração pretende melhorar as estratégias e buscar novas soluções para aprimorar ainda mais a qualidade da educação pública no município.

“A prova avalia se o conteúdo construído em sala de aula está sendo revertido em conhecimento aos alunos. Também conseguimos na mesma prova mensurar se existe algum conteúdo em defasagem e assim trabalhar com os professores através de novas tecnologias da educação, melhorando em todas as frentes as possíveis dificuldades educacionais.", destacou Caroline Belotto, coordenadora geral do programa “Viver Digital”.

Além da empresa MSTech e da Secretária Municipal de Educação, Margareth Coloniezi, participaram do processo os diretores, professores e funcionários de todas as unidades escolares de Ibiporã,  incentivando os alunos e colaborando para o bom andamento dos trabalhos. Os resultados serão divulgados em Julho, num encontro do prefeito com a secretária da Educação e diretores das Escolas.

A Secretária de Educação, a pedido do prefeito municipal José Maria, visitou todas as escolas onde pôde conferir de perto a dedicação e o empenho dos alunos e da sua equipe na busca dos melhores resultados.

Falando sobre o evento, Margareth Coloniezi disse que “este foi o 3º IDEM, porque sempre buscamos o aperfeiçoamento na educação pública municipal. Dele podemos deduzir que educação se faz com união, vontade, determinação e esperança. Esperança de termos uma sociedade mais justa, alunos mais preparados para o mercado de trabalho e também para a vida”, pontuou a Secretária.

A participação de toda comunidade escolar é fundamental para a integridade da avaliação, segundo Janaine Brito, coordenadora de projetos educacionais do programa “Viver Digital” em Ibiporã. “Acompanho o projeto a três anos e vejo a seriedade com que todos os membros da escola se empenham em aplicar a prova, que é elaborada por nossa equipe em Bauru – SP.”, expôs a coordenadora.

A administração investe em cada aluno da rede pública municipal quase 5 mil reais por ano, levando em conta todas as despesas. Com a preocupação de ajustar cada vez mais e melhor onde esses recursos devem ser aplicados, o prefeito José Maria confirma a importância da prova.

"Nós não avaliamos um sistema de ensino só porque a secretaria está funcionando, ou porque a professora vai todo dia à escola, ou até mesmo porque temos uma escola ou creche bonita. Tão importante quanto todos esses fatores, é ter a exata noção se o que estamos ensinando está sendo revertido em conhecimento ao aluno. Esta medição nos orienta em como dar os próximos passos e onde investir melhor os recursosna educação de nossas crianças e jovens.", concluiu o prefeito.