Publicado em: 13/05/2013 15:24

Ibiporã é contemplada com retroescavadeira do PAC 2

Ibiporã é contemplada com retroescavadeira do PAC 2 Ibiporã é contemplada com retroescavadeira do PAC 2

O prefeito José Maria Ferreira e a vice Sandra Moya estiveram em Marialva no último sábado (11) para participar da entrega de 104 máquinas e equipamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a 102 municípios do Norte e Noroeste do Paraná.  A entrega foi feita pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que também cumpriram agenda em Paranavaí para a entrega dos equipamentos. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, e o vereador Lafayette Forin (PT) também prestigiaram o evento.

Em Paranavaí foram entregues 91 máquinas (56 retroescavadeiras e 35 motoniveladoras) a 56 cidades que compõem a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná) e Amerios (Associação dos Municípios do Entre Rios). Já em Marialva foram entregues 63 equipamentos, sendo 46 retroescavadeiras e 17 motoniveladoras a 46 cidades que integram a Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) e Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema). Ibiporã foi contemplada com uma retroescavadeira, que será destinada a manutenção das estradas rurais e vicinais.

Os equipamentos contemplam as ações do PAC 2, criado para conceder investimentos em infraestrutura com foco no crescimento das cidades. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o governo federal vai beneficiar 5.058 cidades com mais de 18 mil máquinas até o final do ano, sendo 350 municípios do Paraná. "Este é um momento importante para a história da região porque reflete o compromisso do governo Dilma de investir sempre mais em infraestrutura nos municípios. Ações como estas dependem de uma parceria sólida com os prefeitos. O Governo Federal fornece a estrutura necessária, mas o prefeito tem que ter determinação em receber os equipamentos e fazer com as coisas funcionem", ressaltou Gleisi.

O deputado federal André Vargas acompanhou todos os processos do Paraná, checando documentações e auxiliando na liberação dos equipamentos, para que todas as cidades paranaenses que se candidataram fossem contempladas. Cada máquina custa em média R$500 mil.

José Maria enalteceu a iniciativa do governo federal. "As estradas rurais e vicinais têm que estar em permanente estado de conservação para que possam escoar produtos, safras e fazer o transporte das pessoas da zona rural e também do transporte escolar. Ibiporã já possui estradas de boa qualidade e precisamos continuar com este padrão. Esta grande ação do governo federal permitirá a fixação do homem no campo, com qualidade de vida e boas condições de acesso", avaliou o prefeito.

Sandra Moya agradeceu o empenho do governo federal em apoiar os pequenos municípios na ampliação da capacidade de manutenção das estradas vicinais. "Somos gratos ao governo federal, em especial a ministra Gleisi Hoffmann, por esta parceria com Ibiporã. Este equipamento e outros que esperamos receber certamente atenderão as necessidades do agricultor e de toda a população", destacou a vice-prefeita.

Recentemente Ibiporã também foi beneficiado por uma Patrulha do Campo, destinada a conservação e recuperação das estradas rurais. Os equipamentos foram cedidos por meio de um convênio entre o governo estadual e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Entorno do Paranapanema (Cidrepar).

Participaram das entregas o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Osmar Dias, o senador Sérgio Souza (PMDB); deputados federais, entre eles André Vargas, Doutor Rosinha e Zeca Dirceu; deputados estaduais, entre eles Enio Verri (PT), além de autoridades e lideranças locais.