Agricultura

Publicado em: 14/05/2013 11:16

Secretaria de Agricultura convoca para vacinação do rebanho contra febre aftosa

Secretaria de Agricultura convoca para vacinação do rebanho contra febre aftosa Secretaria de Agricultura convoca para vacinação do rebanho contra febre aftosa

A Administração municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, convoca todos os pecuaristas do Município a vacinarem até o próximo dia 31 de maio os seus bovinos com até dois anos de idade, inclusive bezerros recém-nascidos.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski, alertou que transcorrido um terço do período, dos 265 produtores de Ibiporã, apenas 21 comprovaram a vacinação. “Precisamos de mais atenção do produtor, pois até agora nem 10% dos produtores confirmaram a vacinação. É um apelo que fazemos para que o produtor fique atento ao prazo e faça corretamente a vacinação”.

Todo proprietário de bovinos e búfalos deve atualizar seu rebanho, mesmo que não possua animais a serem vacinados. A vacinação é de responsabilidade dos pecuaristas. Após aplicarem a vacina nos animais, os donos devem comprovar a imunização do gado contra a doença.

O procedimento pode ser feito pela internet, no site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que é o órgão fiscalizador do estado para as questões de sanidade animal. A previsão do governo estadual é imunizar 100% do rebanho nesse período.

A comprovação também precisa ser entregue até o dia 31 de maio. Quem não cumprir a vacinação está sujeito a multa de R$ 108 por cabeça de gado irregular, orientou o secretário. “Todo produtor que não comprovar a vacina paga a multa não apenas por animal não vacinado, mas para todos os rebanhos da propriedade, não apenas para aqueles em idade vacinal. São todos os animais da propriedade”.

Os prejuízos da não vacinação não são apenas para o proprietário. “O que hoje ainda corremos o risco, e se ocorrer um foco de aftosa, quem perde é o produtor, o estado e a nação, porque bloqueia todo o processo de exportação de carne para fora do país, fazendo isto naturalmente teremos uma crise muito grande no setor, então para quem tem um animal ou um lote, a responsabilidade é a mesma”, lembrou Falkowski.

Brucelose

Também conhecida como febre de Malta, ou febre ondulante, a brucelose é uma doença infecciosa causada por diferentes gêneros da bactéria Brucella, que pode afetar o ser humano.
A vacinação contra a brucelose é feita em bezerras de 3 a 8 meses de idade. “Quem tem bezerras nesta faixa etária é só ligar para o Antônio Carlos do Emater, que ele vai agendar a vacinação nestas bezerras. É uma vacina que só veterinário faz e não vale a pena o produtor deixar isto de lado, porque as consequências da brucelose são sérias”, orientou Tomás.