Publicado em: 14/05/2013 11:42

Administração Municipal discute melhorias para educação com Núcleo Regional de Educação Administração Municipal discute melhorias para educação com Núcleo Regional de Educação

Na última terça feira (7), o prefeito José Maria Ferreira esteve em audiência com a chefe do Núcleo Regional de Educação, Lucia Aparecida Cortez Martins, de Londrina, a fim de discutir melhorias e novas soluções para a educação no município.

Na reunião foram traçados inúmeros tópicos para debate e o prefeito trouxe importantes resultados que deverão melhorar a qualidade da educação em Ibiporã.

“Nós marcamos uma reunião com a chefe da Regional de Educação em Londrina para que pudéssemos discutir algumas questões de funcionamento, de estrutura, e estar fazendo uma abordagem de algumas reivindicações que o município tem diante do estado e que parte do ponto técnico do Núcleo”, contou Ferreira.

Reivindicações para melhorias na educação municipal

Um dos assuntos abordados foi a transferência das permutas de terrenos entre o município e o estado. Segundo o prefeito, a concessão de uso real por 25 anos de parte do terreno da Escola Estadual Francisco Gutierrez Beltrão vai ser municipalizado e o espaço será utilizado para construção da Escola Professor Carlos Augusto Guimarães, que atualmente funciona em dualidade com o espaço do Beltrão.

Pontuou-se também sobre a reivindicação para a restauração do Beltrão por parte do estado. “A sua deterioração está muito grande, piso, banheiros, teto, telhado, forro, muro, a escola está em um processo de definhamento físico. Então nós defendemos uma reforma por parte do Governo do Estado”, informou Ferreira.

Existe uma solicitação para que o Estado tombe a escola e transforme em um patrimônio histórico local,por ter sido a primeira escola de Ibiporã e ter atendido muitos ibiporaneses. O prefeito José Maria, informou também que está sendo solicitado ao Estado um espaço do terreno do Colégio Estadual Unidade Polo, para a construção da Escola Municipal Helena Kakitani, que atualmente funciona em dualidade.

Em contra partida, a administração se dispôs a construir uma quadra poliesportiva para a utilização do colégio, da qual seria produzido o piso da quadra, e somente a cobertura ficaria por conta do Estado,a ser realizada posteriormente. A medida está prevista para se concretizar ainda neste ano.

Outra das reivindicações discutidas ao estado é a construção da Escola Estadual Ulisses Guimarães, que funciona em dualidade com a Escola Profº Alberto Spiaci. O prefeito questiona que o prédio do município acaba atendendo ao funcionamento de um serviço do estado.

O município inclusive já realizou a doação para a construção da escola, o local é propicio já que existe a intenção da instalação de 2000 novas residências. Com a escola construída próxima ao local, evita-se a necessidade de transporte de alunos para outras escolas estaduais, uma vez que deverá atender cerca de 1300 alunos.

“É um local muito estratégico onde estará atendendo toda a região, do futuro conjunto José Richa I e II, do Afonso Sarábia, Agenor Barduco, Jamil Sacca, Miguel Petri, kaluana, Azaléia e parte da população do conjunto José Messias”, adiantou o prefeito.

O prefeito lembrou na reunião sobre a urgência da construção do Colégio Estadual de Educação Profissionalizante de Ibiporã (CEEP), com recursos do Governo Federal, mantido pelo Estado e terreno, terraplanagem, pavimentação asfáltica e iluminação sobre responsabilidade do município.

“Com isso serão quase 7 milhões de investimentos também na educação que nós teremos para os próximos anos”, destacou o chefe do executivo municipal sobre a soma dos valores para aquisição das medidas informadas.

O prefeito questionou também na reunião sobre o geoprocessamento educacional, que estará realizando a vinculação entre a moradia do aluno e a instituição de ensino mais próxima, por meio de informações disponíveis nas contas de energia.

“Com isso nós temos condições de fazer um planejamento de demanda. O município não terá mais que fazer o transporte de alunos por grandes distâncias, primeiro porque é caro, segundo porque não tem sentido ficar transportando alunos de um ponto de Ibiporã para outro, aumentando gastos, riscos e pressão de veículos sobre a cidade”, disse.

A administração também cobrou melhorias para a Escola Estadual San Rafael, que tem recebido inúmeras reclamações de pais e moradores da região. Segundo o prefeito foi solicitado maiores investimentos e melhoria do policiamento na região da escola. Para melhor estudo do caso e levantamento das medidas necessárias, deverá ser agendada uma reunião com todos os setores da educação municipal entre associações locais, secretariado, GGI-M e administração municipal juntamente com o Núcleo Regional.

O prefeito finalizou lembrando a necessidade de conclusão de algumas obras. “Temos ainda o compromisso de concluir algumas obras, e estamos fazendo um grande esforço para entregartudo, porem o momento é deliciado, estamos diante de uma crise econômica mundial, que reflete diretamente no Brasil e em nossa cidade. Todavia precisamos planejar o futuro, como estamos fazendo, por que só assim teremos condições para executá-las, atendendo as necessidades da família Ibiporaense.”