Publicado em: 14/05/2013 11:57

Prefeito discute em reunião melhorias para a Taquara do Reino

Prefeito discute em reunião melhorias para a Taquara do Reino Prefeito discute em reunião melhorias para a Taquara do Reino

O prefeito José Maria Ferreira esteve na última quarta-feira (8), na Taquara do Reino, juntamente com a presidente da Câmara Mari de Sá, o chefe de gabinete Manoelino Carvalho, o ex-vereador Edvaldo Rodrigues da Silva (Divá) e o empresário Hildo Favoretto, para juntos com a população discutir melhorias para a comunidade e região. A reunião foi realizada na sala de catequese da igreja da Taquara e contou com a participação de 60 moradores.

Dentre as propostas discutidas, estavam à reforma e ampliação de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), a implementação da rede de esgoto no bairro, já que as casas da região ainda utilizam fossas, e a compra do espaço para a manutenção do campo.

“Nós apresentamos três propostas em cima do que a Taquara e a Vila Rural necessitam hoje: de um posto de saúde mais adequado, que acolha os usuários de forma digna. Hoje nosso posto é muito acanhado tanto para quem frequenta e quem lá trabalha. Há a necessidade da construção e instalação de uma rede de esgoto sanitário, especialmente na Taquara, além da necessidade da compra do campo, essas eram as três questões que estavam pendentes”, contou o prefeito.

No entanto, Ferreira explicou que as três obras não poderão ser concretizadas de uma vez, devido à questão financeira nacional que se reflete no município, uma vez que Ibiporã sofreu cortes severos de repasse de verbas. “Nós também apresentamos que o município não tem condições, no curto prazo de dois a três anos, para executar as três obras juntas”, informou.

Com isso, foi esclarecido que momentaneamente poderá ser realizada apenas uma das propostas da pauta, da qual a administração qualificou como prioridade a instalação do sistema de rede de esgoto ou a reforma da UBS. Já a possibilidade de compra do campo, que é de propriedade privada, já vem de uma antiga reivindicação da população local, porém, segundo o prefeito a aquisição do espaço não foi realizada anteriormente devido ao valor de aquisição proposta.

“O campo é formado de um processo de loteamento, lá de 1960, e são datas contíguas e que têm como proprietário o Pedro Aguilera, que há cerca de uns três anos havia tentado vender para a prefeitura, mas o preço solicitado pelos lotes, no entender deste prefeito, estava acima do valor de mercado”, pontuou Ferreira.

Aquisição do terreno

Com as propostas colocadas ao conhecimento da população local, ficou a critério dos moradores então decidirem sobre qual delas seria realizada em primeira estância, já que o município poderá arcar com apenas uma, de imediato. Os moradores que se fizeram presentes expuseram suas opiniões e a maioria absoluta decidiu pela aquisição do espaço do Campo.

Mesmo com o prefeito argumentando sobre a construção do campo em outra localidade, os populares fizeram questão que não houvesse a mudança, pois há muitos anos a comunidade utiliza o espaço para suas atividades recreativas por ser um local de fácil acesso, interligado a comunidade e às realizações populares da igreja, além de ser do agrado da maioria.

“A comunidade rechaçou a proposta, em função dos próprios hábitos, pois o campo e a igreja se interligam nas festas e não há uma boa festa sem o campo. Então, ficou decidido. Agora o município vai negociar a aquisição do terreno com o senhor Pedro Aguilera com o intuito de manter o campo. Vamos tomar as medidas legais necessárias, acionando a comissão permanente de avaliação, para verificar e fazer um apanhado de custo” relatou o prefeito.

O empresário Hildo Favoretto, juntamente com a presidente da câmara, Mari de Sá, o vereador Lafayette Forin e o ex-vereador Divá, tiveram participação de grande importância durante todo o processo. Eles mediaram um dialogo entre a população do bairro, o proprietário do terreno e a prefeitura municipal, buscando sempre o melhor resultado alem de um valor justo para ambas as partes.

“O Hildo foi um dos canais muito importantes para que nós ligássemos valores e importância mediana, para que houvesse o entendimento. Esperamos agora que se confirme isso na avaliação. Ele com certeza foi o grande articulador deste processo dessa aquisição junto com a vereadora Mari e o ex-vereador Divá”, concluiu Ferreira.

A administração municipal realizou nos últimos 4 anos importantes obras na Taquara do Reino e Vila Rural, como a reforma e ampliação na creche e escola do bairro, além da construção e entrega de uma quadra coberta, servindo como mais uma opção de lazer e descontração para a comunidade.