Planejamento

Publicado em: 15/05/2013 08:28

Ibiporã discute desenvolvimento urbano

Ibiporã discute desenvolvimento urbano Ibiporã discute desenvolvimento urbano

O desenvolvimento urbano de Ibiporã estará em pauta na próxima sexta-feira (17). A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Planejamento, realiza a audiência pública do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Munícipes (PAM) e a 5ª Conferência Municipal da Cidade de Ibiporã. A primeira tratará do alargamento da Rua Ibraim Prudente, na Vila Esperança.

Já a conferência abordará a política municipal de desenvolvimento urbano, abordando a necessidade de alterações nos Códigos de Obras e Posturas do Município. Com a temática nacional “Quem muda a cidade somos nós, reforma urbana já”, o objetivo da Conferência é estimular, fortalecer e contribuir para o avanço das políticas públicas por meio do diálogo com a sociedade.

Segundo o arquiteto da Secretaria de Planejamento, Marcelo Pelisson, o Ministério das Cidades, organizador do evento, propõe que sejam discutidos os seguintes eixos temáticos: Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano - FNDU; Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial e Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade. “É importante a participação de todos na discussão das políticas públicas de desenvolvimento urbano do Município porque as propostas serão encaminhadas às Conferências Estadual e Nacional das Cidades”, ressaltou Pelisson.

A etapa municipal precede a Conferência Estadual, que deve ocorrer de 1º de julho a 28 de setembro de 2013. Os debates culminam com a realização da 5ª Conferência Nacional das Cidades, sediada pelo Ministro das Cidades, entre os dias 20 e 24 de novembro de 2013, em Brasília. Neste momento, serão abordadas as políticas públicas de moradia, mobilidade, saneamento e planejamento urbano, tendo em conta as debilidades e propostas elencadas na Conferência Estadual.

Durante a conferência também haverá a eleição de 10 delegados, entre membros de instituições e entidades representativas da sociedade civil, que levarão as propostas elencadas durante a conferência para as etapas estadual e nacional.

Serviço:
Audiência Pública do PAM – Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios
Quando: 17 de maio (sexta-feira)
Horário: 18h30

Local: Auditório dos Pioneiros – Complexo Socio Educativo, Turístico e Cultural – Av. Pref. Mário de Menezes, 1013, ao lado da Antiga Estação Ferroviária.

5ª Conferência Municipal da Cidade de Ibiporã
Quando: 17 de maio