Publicado em: 15/05/2013 11:08

Alunos expõem trabalhos do “Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2013”

Alunos expõem trabalhos do “Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2013” Alunos expõem trabalhos do “Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2013”

Uma sacola feita de pacote de macarrão, uma floreira confeccionada com garrafas pet, um jogo de pimbolim de mini garrafas pet e tampas, uma luminária de vinil e lápis de cor. Brinquedos, objetos de decoração, acessórios criativamente construídos com materiais recicláveis. Mais de 100 trabalhos confeccionados por 554 alunos do quinto ano das escolas da Rede Municipal de Ensino para o "Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2013" estão expostos até o final da tarde desta quarta-feira (15), no saguão da Secretaria Municipal de Educação.

A abertura da exposição ocorreu na manhã de terça-feira (14). Participaram secretários municipais, a vice-prefeita Sandra Moya, representantes do Samae, da Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, diretores, professores e alunos das escolas.

Com o tema "Reciclando na Escola", a proposta deste ano é que os alunos confeccionassem objetos tendo como matéria-prima os resíduos gerados prioritariamente no ambiente escolar - recicláveis e orgânicos. O objetivo é promover a criatividade dos alunos associada à consciência de que a reciclagem abre caminhos para melhorar o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida das comunidades, tendo como ponto de partida a reflexão sobre o reaproveitamento e a reciclagem de resíduos gerados nas escolas.

A assessora de arte da Secretaria Municipal de Educação, Isabel Maia, ressaltou que este ano houve recorde de participações, com todos os quintos anos das 13 escolas municipais participando do prêmio. "Tivemos o envolvimento de 29 professores e o empenho das equipes para realizar os trabalhos em tempo recorde. Creio que estes 554 alunos são 554 sementes que irão germinar e gerar bons frutos para Ibiporã. Certamente serão pessoas com mais consciência ambiental e cuidadosas consigo mesmas e com o outro", refletiu.

A secretária de Educação, Margareth Coloniezi, agradeceu a parceria com a Seara Agropecuária, e destacou o caráter multidisciplinar do projeto. "Os alunos precisaram trabalhar com regras gramaticais, lógica, criatividade, matemática, ética, espírito de equipe", pontuou. "Ibiporã tem um programa de separação e reciclagem do lixo pioneiro e referência nacional. Iniciativas como esta só reforçam a nossa preocupação de desenvolver formas efetivas de cooperar para a construção de um mundo melhor", acrescentou a secretária.

A coordenadora do prêmio, Mariluz Barbosa Zanin, lembrou da parceria de mais de 20 anos com Ibiporã, quando as discussões sobre sustentabilidade ainda eram incipientes. "Ibiporã faz a diferença em vários setores, e com relação ao meio ambiente não é diferente. A criança é agente de mudança. Aprendendo sobre sustentabilidade as crianças serão mais cuidadosas e responsáveis consigo mesmas, com o outro e o meio ambiente", defendeu.

Representando o prefeito José Maria, a vice Sandra Moya parabenizou todos os envolvidos no "Prêmio Estudante Seara". "Não me surpreende que os trabalhos estejam cada vez melhores. Ibiporã é uma cidade diferenciada, e projetos como este nos auxiliam na missão da Administração de investir cada vez mais em cultura, educação e meio ambiente, permitindo que os cidadãos tenham cada vez mais qualidade de vida", comentou.

Este ano o 4º Prêmio Seara Estudante reúne mais de cinco mil alunos de 13 municípios do Norte: Londrina, Arapongas, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Marialva, Primeiro de Maio, Rolândia, Santa Mariana, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja e Sertanópolis.

Os trabalhos vencedores serão conhecidos no dia 4 de julho. O trabalho vencedor renderá um notebook a cada aluno do grupo, R$ 10 mil ao professor que o orientou e R$ 34 mil à escola, que deve aplicar esse recurso necessariamente em projetos pedagógicos que estimulem a consciência ambiental.

O prêmio foi instituído em 1993 pela Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, sediada em Sertanópolis, e que possui uma grande unidade de recebimento de grãos e fábrica de moagem de milho em Ibiporã.