Saúde

 

Publicado em: 15/05/2013 14:46

Ibiporã atinge meta de vacinação contra a gripe


Whatsapp

 

Ibiporã atinge meta de vacinação contra a gripe Ibiporã atinge meta de vacinação contra a gripe


Ibiporã alcançou o índice de 81,69% de cobertura para grupos prioritários na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, iniciada dia 15 de abril e finalizada em 10 de maio. O número ultrapassou a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que era de 80%. No total, 7.027 pessoas pertencentes a estes grupos (idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério - até 45 dias após o parto -, crianças de seis meses a dois anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos, além de pessoas em condições clínicas especiais (diabetes, transplantados, doença renal crônica) foram imunizadas durante este período. Foram disponibilizadas 11.494 doses da vacina na cidade.


Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastiana Riechel, o grupo que mais se vacinou foi dos idosos - 86,49% (5.197 pessoas). Crianças menores de dois anos e puérperas foram as que tiveram menor cobertura vacinal - 64,44% e 67,90%, respectivamente.

 

"O balanço é positivo, mas ainda temos um bom estoque de vacinas destinadas aos grupos de risco e as crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias, que começaram a ser vacinadas na segunda-feira", informou Sebastiana. De acordo com Sebastiana, as pessoas pertencentes a estes grupos podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até o final do mês para se imunizar. "Após este período, caso ainda haja estoque, disponibilizaremos para o restante da população", afirmou a coordenadora.


A vacina, que previne contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes no país, incluindo o H1N1, tem como objetivo reduzir a ocorrência de casos graves e óbitos, sendo por isso indicada prioritariamente para as pessoas de maior risco, que constituem os grupos alvos definidos pelo Ministério da Saúde.


A vacina só é contraindicada para as pessoas que têm alergia severa ao ovo, ao Timerosal (mercurocromo e mertiolate) ou que tenha apresentado reação grave após ter recebido a dose.