Publicado em: 24/05/2013 08:00

Postos de Saúde abrem amanhã, sábado, para exames de câncer de mama e colo uterino Postos de Saúde abrem amanhã, sábado, para exames de câncer de mama e colo uterino

A Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (25) mais uma campanha de exames preventivos de câncer de mama e colo uterino. Das 8 às 16 horas o Centro de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos Jardins Pérola, Bom Pastor, San Rafael, Vila Esperança e Serraia estarão abertos para coleta de exame preventivo, exame de mamas e orientações sobre DST/AIDS. Todas as mulheres estão sendo convidadas a realizar, gratuitamente, o exame preventivo.

Segundo a coordenadora da Divisão de Programas de Saúde, Rosângela Borges, embora o município realize coletas diárias e campanhas de prevenção muitas mulheres não se cuidam. "Em 2012 apenas 3.627 mulheres coletaram exames nos postos de saúde, em um universo de 19.312 mulheres acima de 15 anos residentes em Ibiporã. Dos exames coletados, 65 foram suspeitos e 47 já estão com câncer de colo uterino instalado. Em relação ao câncer de mama, das 1.521 mamografias realizadas em mulheres com mais de 30 anos, 476 (31%) estão com alguma alteração na mama, das quais 181 já têm nodulos instalados", informou.

Os cânceres de mama e colo do útero são os dois mais graves tipos de câncer e estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na causa de morte de mulheres por câncer, perdendo apenas para o de pele.  "Estes cânceres matam, mas têm quase 100% de cura quando diagnosticados com antecedência. Portanto, mulheres, aproveitem o sábado para fazer seus exames", convida Rosângela.