Publicado em: 26/07/2013 12:10

5º Dia do Agricultor acontece dia 3 de agosto

5º Dia do Agricultor acontece dia 3 de agosto 5º Dia do Agricultor acontece dia 3 de agosto

Acordar “junto” com o galo nos dias quentes de verão e nos dias frios de inverno, trabalhar diretamente com a terra, intensificar o serviço em época de colheita, conviver com os imprevistos do tempo, investir na diminuição das perdas da colheita e recomeçar o processo de plantio da safra seguinte são algumas das ações que fazem parte da vida do agricultor. Além de ajudar a construir civilizações e fazer parte da história da população, o trabalhador rural é imprescindível na vida do homem urbano, proporcionando-lhe o alimento.

Dia 28 de julho é comemorado o dia do agricultor no Brasil e para celebrar a data a administração municipal, através da Secretaria de Agricultura  e Meio Ambiente e dos produtores parceiros, promoverá o 5º Dia do Agricultor na cidade. A festa será no salão da Associação dos Servidores Municipais de Ibiporã (ASMI), no dia 03 de agosto (sábado), a partir das 09 horas.

Na programação, apresentações musicais, almoço preparado pelos produtores e suas esposas (é necessário levar pratos e talheres) e a premiação do concurso “Perdas na Colheita 2013”. Em Ibiporã a perda de saca, por hectare, na lavoura diminuiu com o passar dos anos. Segundo levantamento do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a cidade em 2012, perdeu 0,40 sacas por hectare, menos de 25 kg. Em 1994 perdiam-se em Ibiporã 1,4 sacas, aproximadamente 86 kg por hectare. “É muito grande a diferença, isso aconteceu por causa dos treinamentos exclusivos para a diminuição da perda da colheita”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski.

O treinamento foi uma parceria da prefeitura com a Emater, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – PR (Senar – PR)

Falkowski ressalta a importância de homenagear e agradecer ao homem e à mulher do campo. “A colonização da nossa cidade e da região se deu por meio da agricultura A festa do agricultor é uma ocasião de lazer. É importante esse momento com os produtores. Valorizamos e comemoramos a data, na atual gestão, aqui em Ibiporã”, acrescenta o secretário.

As pessoas que quiserem colaborar com o 5º Dia do Agricultor podem fazer doações de alimentos e brindes até o dia 02 de agosto na Secretaria de Agricultura do município. Os convites para o evento também podem ser retirados na Secretaria até o dia 02.

Serviço:

Secretaria Municipal de Agricultura

Local: Rua Padre Vitoriano Valente, nº 540.

Horário de atendimento: 08 às 17h, de segunda a sexta-feira.