Publicado em: 07/08/2013 16:22

5º Dia do Agricultor reúne cerca de 650 pessoas

5º Dia do Agricultor reúne cerca de 650 pessoas 5º Dia do Agricultor reúne cerca de 650 pessoas

Cerca de 650 pessoas participaram no último sábado (03) do 5º Dia do Agricultor. Durante o dia todo produtores rurais e seus familiares reuniram-se no salão da Associação dos Servidores Municipais de Ibiporã (ASMI) para celebrar o Dia do Agricultor, comemorado dia 28 de julho. O evento contou com a participação do prefeito José Maria Ferreira, da vice Sandra Moya, da presidente da Câmara Municipal, Mari de Sá, e representantes do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Conselho de Desenvolvimento Rural, Associação dos Produtores de Leite, Grupo Mulher Atual e Sindicato Rural.

Na programação, almoço preparado pelo Grupo das Mulheres Atuais, atrações musicais, bingo e a premiação do concurso "Perdas na Colheita 2013", promovido pela Emater em parceria com a Prefeitura Municipal. "Em 1987 a média de perda na lavoura era 1,5 sacas/hectare. No ano passado a média foi 0,50 sacas/ha. A redução deve-se a campanhas permanentes de prevenção de perdas na colheita, com treinamentos exclusivos dos operadores", explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski.

Falkowski fez um balanço positivo da festa. "Foi mais uma confraternização tranquila e agradável, que já se tornou tradição em Ibiporã. É uma forma da administração municipal congratular e valorizar este grupo de pessoas altamente significativas para o município", ressaltou o secretário.

"O 5º Dia do Agricultor" é uma realização da administração municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio do Sindicato Rural, Grupo Mulher Atual, funcionários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e patrocínio da Agroterra, Nossa Senhora da Guia, Ferrari Suínos, Frigorífico Rainha da Paz, Frigorífico Jabi, Néia Pelisson, Frigorífico Morro Santo, Ativa Atacado, By Unna Confecções, Pionner, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Senar/Faep/Sindicato Rural, Ibiferti, Seara e Cocamar.

Ganhadores do concurso "Perdas na Colheita 2013"

1º - Edson Aparecido Bondezan - 15,0 kg/ha

2º - Luiz Hoshino - 25,0 kg/h