Saúde

 

Publicado em: 23/08/2013 09:22

Atenção, pais: sábado é dia de levar seu filho para vacinar!


Whatsapp

 

Atenção, pais: sábado é dia de levar seu filho para vacinar! Atenção, pais: sábado é dia de levar seu filho para vacinar!

 

De 24 a 30 de agosto será realizada a campanha nacional de multivacinação, sendo o sábado (24) o dia D de mobilização nacional. O objetivo é imunizar crianças menores de cinco anos contra até 10 doenças. Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

 

Segundo a Secretaria de Saúde de Ibiporã, a meta é avaliar 3.246 crianças em relação sua situação vacinal. No sábado haverá postos de vacinação, das 8 ás 17 horas, no Centro de Saúde Eugênio Dall Molin (Centro), UBS do Bom Pastor, UBS Vila Esperança, UBS do Pérola, UBS do San Rafael e UBS do Serraia. Na zona rural, a vacinação ocorrerá de 19 a 23 e de 26 a 30 de agosto. "O objetivo da campanha é diminuir o risco de transmissão de doenças que são prevenidas através de vacinas, assim como reduzir as taxas de abandono de esquema vacinal. É importante que o pai e/ou responsável leve a carteirinha de vacinação para não ocorrer erros, ou seja, aplicar a vacina duas vezes em uma mesma criança", informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibiporã, Sebastiana Caetano Riechel.

 

De acordo com Sebastiana, os pais que não tomaram a vacina contra a hepatite B podem aproveitar a ida até o posto de saúde para se imunizar contra a doença. Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para até 49 anos. É necessário portar caderneta de vacinação ou documento pessoal, para que seja vacinado. A vacina é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a hepatite B e hepatite D. Um total de 11.250 pessoas pertencem a esta faixa etária em Ibiporã. A proteção é garantida quando a pessoa recebe três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.