Publicado em: 22/08/2013 16:20

Toma posse Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa

Toma posse Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa Toma posse Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa

Na tarde desta quarta-feira (21) ocorreu a posse da diretoria e novos membros do Comitê Gestor Municipal da Micro e Pequena Empresa de Ibiporã para o triênio 2013/2015. Formado por 36 membros, entre representes de entidades, poder público e empresas, o comitê tem trabalhado conjuntamente desde 2010 em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável de Ibiporã. "Feliz a comunidade que busca aquilo que lhe possibilita organizar o seu desenvolvimento. O cidadão atuando como agente do desenvolvimento facilita a atuação do poder público. Vamos trabalhar juntos para melhorar o ambiente dos pequenos negócios, que tanto contribuem para a economia da cidade", enfatizou o prefeito José Maria Ferreira.

Após a posse do comitê gestor, foi apresentado o diagnóstico relativo ao desenvolvimento de Ibiporã, com base na implementação da Lei Geral 123/2006, que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, pelo consultor do Sebrae Mauro Anici. A lei, que está presente em 250 municípios paranaenses, visa à melhoria do ambiente para pequenos negócios, contribuindo na geração de emprego e renda. O desempenho do município em relação a algumas temáticas da Lei Geral foi analisado, tais como desburocratização, acesso ao mercado, associativismo, inovação e tecnologia, crédito e financiamento, educação empreendedora e acesso à justiça. Destaque para a Sala do Empreendedor, espaço exclusivo para o atendimento do pequeno empresário local, a revisão do processo de abertura de empresa, o fomento ao associativismo através do Centro do Trabalho da Mulher e a construção do Centro Tecnológico do Trabalhador, voltado à inovação e tecnologia para Micro e Pequena Empresas.

Segundo a presidente do Comitê, secretária municipal do Trabalho e gerente da Agência do Trabalhador, Lourdes Narcizo, os aspectos positivos e negativos apresentados no diagnóstico irão respaldar o grupo na elaboração de um planejamento estratégico. "Faremos quatro encontros sob a supervisão de uma consultora do Sebrae para avaliação do diagnóstico e traçar um planejamento estratégico que assegure a perenidade das ações voltadas ao micro e pequeno empresário", explicou Lourdes. "A Sala e o Banco do Empreendedor e o programa Bom Negócio Paraná foram algumas de nossas conquistas nestes últimos anos. Vamos trabalhar ainda mais para colocar em prática a legislação em favor das MPEs e financiar o desenvolvimento das pessoas que desejam empreender na cidade", comprometeu-se a presidente do Comitê.