Tecnologia da Informação

Publicado em: 27/08/2013 15:53

Lygia Pupatto elogia projeto de infraestrutura e inclusão digital de Ibiporã

Lygia Pupatto elogia projeto de infraestrutura e inclusão digital de Ibiporã Lygia Pupatto elogia projeto de infraestrutura e inclusão digital de Ibiporã

A secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, esteve em Ibiporã nesta terça-feira (27) para acompanhar o andamento do programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. Ibiporã é um dos 80 municípios brasileiros (oito paranaenses) selecionados no ano passado para o programa federal cujo objetivo é modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios.

Lygia foi recebida pelo prefeito José Maria Ferreira, a vice, Sandra Moya, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, o secretário da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (TI) Junior Aliano, a presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, o vereador Orlando Ferreira, o diretor presidente do Samae, Claúdio Buzetti, o comandante do Corpo de Bombeiros, 2º tenente Rene Augusto Bortolassi de Oliveira, sargento Israel e demais membros da equipe administrativa.

Junior Aliano fez uma explanação sobre o projeto "Ibiporã Cidade Digital", que se sustenta nos pilares infraestrutura e inclusão digital, com investimentos em equipamentos para modernização da administração pública, Central de Video Monitoramento, Plano Diretor de Tecnologia da Informação, instalação de lousas digitais nas escolas, além da abertura do sinal de internet gratuita na cidade. O secretário de TI fez um retrospecto do programa "Cidades Digitais" em Ibiporã, que contempla uma rede de fibra ótica interligando 10 prédios públicos em uma extensão de 10 quilômetros.  Recentemente a Copel aprovou o compartilhamento de infraestrutura para instalação da rede. Nesta primeira etapa o município receberá um aporte financeiro de R$500 mil. "Esta rede possibilitará uma conexão de alto desempenho entre os prédios públicos, ampliação da capacidade de gerência da infraestrutura computacional, ampliação dos sistemas de gestão pública e capacitação da equipe de T.I e do cidadão, através da parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec)", pontuou Aliano.

A secretária informou que os próximos passos do projeto são a capacitação de técnicos da Prefeitura e a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde. Em 2013, o "Cidades Digitais" foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o que assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento. "Mais de mil municípios se inscreveram na primeira seleção para o projeto-piloto do programa e apenas 80 foram contemplados, entre eles Ibiporã, devido a qualidade de seu projeto. Nutro um carinho especial pela cidade, porque há vontade da administração e técnicos capacitados para o desenvolvimento de políticas de inclusão digital", ressaltou Lygia.

José Maria agradeceu a presença e apoio do governo federal na elevação de Ibiporã à categoria de uma "cidade digital". "Leve a Brasília o nosso reconhecimento pelos investimentos realizados até agora", disse o prefeito à secretária. "Somos gratos à Lygia pela parceria de longos anos. Sob o seu comando este projeto ambicioso certamente será bem sucedido. O "Cidades Digitais" vem de encontro ao anseio da administração em promover a inclusão digital dos munícipes", acrescentou Sandra Moya.