Cultura e Turismo

 

Publicado em: 19/09/2013 10:00

Cine Teatro terá ópera O Mikado dia 20/9


Whatsapp

 

Cine Teatro terá ópera O Mikado dia 20/9 Cine Teatro terá ópera O Mikado dia 20/9

 

Ibiporã terá um espetáculo inovador nesta sexta-feira (20), às 20h30, no Cine Teatro Pe. José Zanelli, integrando as comemorações dos 25 anos do teatro. Será a ópera cômica 'O Mikado' (também conhecida como ópera Savoy, de 1885, uma das mais representadas no mun­do), de autoria dos ingleses Arthur Sullivan (música) e W.S. Gilbert (libreto).

 

A apresentação será do Coro da UEL, que decidiu realizar a montagem em comemoração aos seus 40 anos de existência, completados em 2013. O espetáculo tem parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).

 

Serão quatro apresentações: dia 20, às 20h30, em Ibiporã (gratuito); no dia 21, às 20h30, no Teatro da UEM, em Maringá; e no dia 22 no Teatro Marista, em Londrina, às 18h e às 20h30.

 

Trata-se de uma ópera cômica com cerca de uma hora de duração e contará com nove solistas e 45 integrantes do Coro UEL. A regência é de Regina Balan e Paloma Scucuglia, da Divisão de Música da UEL. A parceria possibilitou ainda a assessoria vocal dos renomados professores John de Castro (da UEM) e Denise Sartori (Embap) e solistas experientes de Londrina, Maringá e Curitiba.

 

"A vinda de um espetáculo como esse para Ibiporã mostra a importância do nosso teatro e do nosso público, que vem sendo formado para apreciar as mais variadas manifestações artísticas", afirmou o secretário de Cultura e Turismo de Ibiporã, Julio Dutra. 

 

"Os espetáculos que trazemos em parceria com grandes grupos de música, dança e teatro sempre têm a contrapartida de oportunizar ingressos gratuitos para os nossos alunos e também para o púbico de Ibiporã. O acesso a essa programação diferenciada só é possível através destas parcerias", acrescentou o secretário.

 

De acordo com Maria das Graças Moraes, presidente da Associação de Cantores do Coro UEL, a montagem "traz um engrandecimento para o Coro e também para a região de Londrina, que não possui experiências com óperas."

 

Regina Balan explica que "O Mikado" foi escolhido por ser uma das óperas mais reproduzidas em todo mundo, sendo "uma comédia muito leve e fácil de entender". (veja abaixo o enredo da peça)

 

 A Ópera

 

"O Mikado" é a mais conhecida e encenada ópera, das quatorze criadas pelos autores ingleses Arthur Sullivan (música) e W.S. Gilbert (libreto) que, em cada obra, criavam um universo fantasioso e cheio de absurdos, tendo desfechos com peripécias divertidas. A ópera, portanto, é uma montagem cômica em dois atos, para solistas e coros feminino, masculino e misto, cuja história de amor se passa no Japão.

 

O enredo da ópera se desenrola a partir da proibição, por parte do Mikado, o Imperador do Japão, do ato de flertar. Em Titipu, cidade fictícia do Japão, flertar era um crime grave, sujeito à pena capital. Em meio a essa proibição, nasce o amor entre Nanki-Poo, um errante menestrel, e Yum-Yum, uma linda jovem, já comprometida a se casar com Ko-Ko, nada menos que o Grande Executor daqueles que não obedecessem a lei de não flertar.

 

Partindo para um desfecho inesperado, "O Mikado" é uma ópera leve e engraçada, conduzida por belíssima música, tanto instrumental como para seus coros e solos, na qual a linha melódica é muito alegre e agradável para públicos de todas as idades.

 

O espetáculo não tem fins lucrativos; cenário e figurino foram produzidos com recursos próprios, patrocínios e apoio de empresas. Como forma de ajudar no custeio da montagem, a organização também está oferecendo o "patrocínio casado", com a venda de lotes de ingressos (20, 50 e 100 unidades), os quais as empresas podem adquirir para contribuir com o espetáculo, a cultura da cidade, ao mesmo tempo em que poderá presentear seus funcionários, clientes ou fornecedores. (por Marian Trigueiros - assessoria de imprensa)