Publicado em: 13/09/2013 12:02

10ª Conferência Regional de Assistência Social debate avanços e regressos nos municípios

A 10ª Conferência Regional de Assistência Social, promovida pela Secretária Estadual da Família e Desenvolvimento, em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social, que é realizada a cada 2 anos, acontecerá em Londrina, no dia 17 de setembro no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), na UEL. Este ano o tema da Conferência será “Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”.

Além do tema central, a 10ª Conferência Regional de Assistência Social discutirá entre os representantes dos municípios que fazem parte da região metropolitana de Londrina as dificuldades e progressos de assistência social de cada cidade.

“Faremos um levantamento das necessidades que os municípios da nossa região enfrentam, debater sobre os avanços e regressos na área de assistência social”, afirma a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência de Ibiporã, Maria Cecília Cardoso Batina.

O que ficar decidido na conferência regional será enviado para a Conferência Estadual de Assistência Social. “Todas as propostas regionais são expostas e debatidas nas conferências estaduais. E o que é de competência estadual é solucionado pelo estado”, explica ela.

Os problemas que não podem ser solucionados pelos municípios e estados são enviados para a conferência nacional, que acontece de 4 em 4 anos. Este ano será realizada a 9ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília no mês de dezembro. “Todas as conferências: municipais, regionais e nos estados como o Paraná, as estaduais, fazem parte da conferência nacional”, esclarece Maria Cecília.

Todos os estados participam da conferência nacional, que serve como desenvolvimento para os estados. As conferências auxiliam a liberação de verbas e recursos, estaduais e federais, para programas realizados pelos municípios relacionados à assistência social.