Publicado em: 30/09/2013 16:30

Casamento coletivo proporciona felicidade e emoção para noivos, padrinhos e convidados Casamento coletivo proporciona felicidade e emoção para noivos, padrinhos e convidados

As alianças firmadas no casamento são para toda a vida. As promessas feitas durante a celebração são a esperança de um futuro melhor. 98 casais de Jataizinho e Ibiporã oficializaram a união no final da tarde deste sábado (28), durante a cerimônia coletiva organizada pelo Governo Estadual, em parceria com o Poder Judiciário de Ibiporã e a Administração Municipal.

O verde e branco assumiram a decoração do Cine Teatro Padre José Zanelli. O espaço ficou pequeno para atender todas as pessoas que foram acompanhar a cerimônia, entretanto, um telão foi montado na área externa do Cine Teatro para transmitir todas as emoções que ocorreram lá dentro para centenas de familiares e amigos que fizeram questão de presenciar esse momento único.

O pároco de Ibiporã, Padre Delcídes André de Souza, esteve presente junto com o Pastor Rômio Cardoso, do Espaço Vida, que fez a benção das alianças. A pianista Vânia, da Banda New Sound, e a cantora Wandréa foram responsáveis por dar o tom ao casamento.  Apresentação de ballet clássico em homenagem à união dos noivos foi apresentada através da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural.

Os casais entraram um a um, enquanto eram chamados por seus nomes, ao som da marcha nupcial. A juíza da Vara da Infância e Família, Marina Martins B. Zunin, celebrou o casamento coletivo.

Depois de 31 anos de união estável, Antônio de Almeida 55, e Neuza Maria Crepaudi 50, resolveram se casar. “Eu queria casar, era ela quem enrolava”, revela o noivo. “Não via a necessidade de casar, porque na prática nós já somos casados. Mas todo lugar que vamos e pedem os documentos é difícil. Vamos nos casar por questões legais mesmo, para diminuir as burocracias de se viver juntos, porém não casados”, explica a noiva.

Marta Francisco Cardoso e Edenilson de Oliveira, ambos de 21 anos, também resolveram regularizar a união estável de dois anos e meio.”Com certeza foi o amor que sentimos um pelo outro que fez estarmos aqui. O casamento vai oficializar a nossa relação, nos dá a sensação de mais compromisso ainda. A oportunidade de participarmos de tudo isso gratuitamente foi muito boa, achei super legal a iniciativa da prefeitura”, afirma Marta. Ela fez questão de se vestir de noiva. “Sempre quis casar assim”, revela ela.

Lucas Paulino, 26, e Tatiane Aparecida de Souza, 24, estão esperando o primeiro filho. Grávidos de quatro meses, o casal ainda não sabe qual é o sexo do bebê, só esperam que ele venha com muita saúde, porque pelos pais já são muito amados. Juntos há nove anos e em união estável há três, o noivo esperava ansiosamente pela entrada no cine teatro. “Estou muito ansioso, mas muito feliz. Decidimos em conjunto casar agora. O fato de ser gratuito nos motivou mais ainda a casar hoje”, comenta o noivo.

Aos 18 anos, Amanda Oliveira Duarte já é mãe de Willian Fernandes Nunes Júnior. No casamento coletivo ela estava realizando o sonho de oficializar a união com o pai de seu filho, Willian Fernandes Nunes de 26 anos. O casal de Jataizinho já mora junto há quatro anos. “A vontade de viver o resto da vida juntos nos trouxe até aqui hoje. Pretendemos melhorar cada vez mais a nossa vida e continuar enriquecendo o dia-a-dia a nossa união”, garante Amanda.

“Começamos a vida juntos há cinco anos, mas agora vamos legalizar. Deixaremos de ser dois para ser um só”, afirma o noivo. O casal pretende futuramente casar na igreja e firmar o sim, também na casa de Deus.

A administração municipal também fez parceria com a Universidade Norte do Paraná (Unopar) para que as noivas pudessem ser maquiadas e penteadas gratuitamente pelas alunas do curso de estética. Aproximadamente 20 profissionais estiveram em Ibiporã ajudando a fazer esse dia ser ainda mais especial na vida das noivas.