Publicado em: 08/11/2013 12:14

Ibiporã, 66 anos: muitos motivos para comemorar

Ibiporã, 66 anos: muitos motivos para comemorar Ibiporã, 66 anos: muitos motivos para comemorar

Nesta sexta-feira (8 de novembro) Ibiporã completa 66 anos de emancipação política, que ocorreu nesta data, em 1947. Ibiporã, que surgiu como povoado em 1934, havia sido anteriormente distrito administrativo de Jataizinho (até 1938) e depois de Sertanópolis (até 1947). O Município, hoje com 51 mil habitantes, é a 23ª economia do estado, e um polo de desenvolvimento que tem atraído indústrias e grandes empresas devido à sua localização estratégica no País, e também em função das políticas públicas focadas na capacitação do cidadão implantadas pela administração pública municipal. Confira a entrevista com o prefeito José Maria Ferreira sobre o desenvolvimento de nossa "Terra Bonita" e os desafios da administração.

O que Ibiporã tem a comemorar nestes 66 anos?

Primeiro a  graça de poder viver em uma comunidade tranqüila, que tem procurado construir sua caminhada dentro de valores éticos, e de respeito à dignidade humana e ao próximo. E este respeito tem se traduzido dentro do poder público e fora dele. Faz parte da índole da família ibiporaense. Mas temos outras coisas a comemorar. Possuímos um dos melhores índices de saneamento básico do país, um índice de qualidade de vida que está próximo de 75 anos e um índice de renda próximo a R$24 mil ano per capita. O que precisamos fazer é a melhor distribuição deste valor. Também podemos celebrar o nosso alto índice de escolaridade. O que comemoramos, sobretudo, é a vida da nossa comunidade, que tem se mantido estruturada ao longo destes 66 anos, fruto da garra, determinação e do sonho daqueles que aqui primeiro aportaram.

Qual é o atual estágio de desenvolvimento do município? Quais são as maiores conquistas de Ibiporã este ano?

Nossa administração tem investido recursos expressivos na educação, saúde e trabalho. Mesmo o município não tendo compromisso constitucional, investimos 30% do orçamento em saúde, 27% em educação. Estes investimentos primam pela melhoria de nossa qualidade de vida, primam pela nossa autonomia enquanto cidadão.  Mas tudo isso só pode ser suportado através do desenvolvimento econômico e social. E é o que temos buscar fazer - desenvolver o indivíduo em sua plenitude.

O ser humano tem sido o centro de nossas decisões. Hoje temos a alegria de dizer que dentro destes quase anos já foram realizados mais de 300 cursos de capacitação em parceria com outras entidades e já foram capacitados mais de 8 mil cidadãos, levando a eles condições de melhoria de renda e realização dos próprios sonhos. Estamos buscando sempre desenvolver no cidadão o sentimento de orgulho de pertencer a sua comunidade. Quando você pertencer por pertencer, este sentimento não é suficiente para querer produzir. E quando há um sentimento de orgulho, de que você é importante para a comunidade, evidentemente que os frutos que ela devolve são muitos maiores do que em uma situação que não contempla estes aspectos.

Como a administração tem incentivado a industrialização no município?

Nós temos estimulado de várias formas e através de vários mandatos. Incentivos com cessão de terrenos, apoio à infraestrutura, dentre outras maneiras. Se assim não fosse, certamente ainda seríamos como na década de 70, uma cidade dormitório de Londrina. Hoje não. Ibiporã tem um status de representação a nível estadual justamente pela industrialização que provocamos e pelo fomento da economia que isso gerou em nossa comunidade.

Como o senhor se sente tendo a oportunidade de comemorar mais um aniversário de emancipação política de Ibiporã, sendo que três vezes na condição de prefeito?

Cada vez tem um sentimento, uma expectativa diferente. A equipe trabalha, se organiza, para que no mês de novembro possamos fazer a entrega de obras e serviços à comunidade. Este ano vivemos o momento da entrega da UBS do San Rafael, da Unidade de Atenção Primária e Saúde da Família Maria Braga Godoy, será a remodelação do Munhecão, da entrega dos CMEIs do Malibu e do Santa Paula, da entrega das praças de saúde. Isso vai permitir que cada aniversário possamos comemorar com uma visão diferente, tanto de necessidades, como de conquistas. Nós sabemos que devemos comemorar o próximo aniversário com a entrega da revitalização do Terminal Rodoviário, a recuperação do pavimento da área central, a entrega da UBS da Vila Esperança, UBS da Taquara do Reino, do Jamil Sacca, além da escola do mesmo bairro.

Que mensagem o senhor deixa para Ibiporã e para os ibiporaenses neste aniversário de 66 anos?

Primeiro a mensagem de otimismo, que vem calcada na determinação de fazer, conquistar, de olhar tudo aquilo que idealizamos como foco de nossa ação. Segundo, a fé de que é possível fazer, conquistar estes feitos para a comunidade. Então, é uma mensagem de fé, de otimismo, determinação e esperança no futuro. Que cada um de nós possa ter orgulho do papel que desempenhamos em nossa família, dentro da comunidade.