Publicado em: 12/11/2013 14:18

Administração e Caixa realizam sorteio das 496 casas do Jamil Sacca

Administração e Caixa realizam sorteio das 496 casas do Jamil Sacca Administração e Caixa realizam sorteio das 496 casas do Jamil Sacca

A Administração Municipal e a Caixa Econômica Federal realizaram nesta terça-feira (12), no salão Pio XII, a definição das unidades habitacionais para os classificados do sorteio, ocorrido em 2 de agosto, para o empreendimento do Conjunto Habitacional Jamil Sacca. As 496 famílias contempladas se informaram sobre a quadra e o lote em que suas casas estão localizadas.

Participaram da solenidade a vice-prefeita Sandra Moya, representando o prefeito José Maria Ferreira, que cumpre agenda em Brasília, equipe técnica da Caixa Econômica Federal (CEF), o gerente geral da agência de Ibiporã, Paulo Sergio Talev, o gerente da GILIE de Alienação de Bens Móveis e Imóveis, Rodney Luiz Trevisan, juntamente com sua equipe, secretários e presidentes de associações de moradores.

Antes de iniciar o sorteio, a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, parabenizou as famílias contempladas e agradeceu o empenho de sua equipe para que o processo ocorresse com toda lisura e transparência. "Estamos chegando ao final de um processo longo, grande e inédito em Ibiporã. O trabalho de cada um foi fundamental para que cada uma destas 496 famílias iniciem um passo importante em sua história", ressaltou.

Sandra Moya enfatizou o cuidado da administração em atender todas as exigências determinadas pela CEF, através de regulamentação do Ministério das Cidades e do Governo Federal. "Todo o trabalho foi feito no sentido de garantir a transparência e legitimidade do processo, para somente quem realmente necessita e obedecesse aos critérios estabelecidos pelo programa "Minha Casa, Minha Vida" fosse beneficiado", afirmou a vice-prefeita. Sandra Moya fez um agradecimento especial à presidente Dilma Rousseff e ao deputado federal André Vargas. "Agradeço a nossa presidenta por dar continuidade ao programa implantado pelo ex-presidente Lula e por priorizar as mulheres, e ao empenho do deputado para incluir municípios menores na segunda etapa do programa. Em breve vocês visitarão o empreendimento e poderão passar as festas de final de ano na casa própria", garantiu.

O gerente da Caixa destacou a parceria com o município e a construtora Bonora, responsável pela edificação do empreendimento, para viabilização do programa. "Agradecemos a esta parceria que possibilita que a Caixa, maior parceira do governo federal, cumpra com o seu papel de agente financiador. Parabéns às famílias que percorreram um longo caminho para a concretização de um sonho que representará a conquista de mais dignidade, respeito e qualidade de vida", comentou Talev.

O gerente de filial da Caixa, Rodney Luis Trevisan, proferiu aos beneficiários palestra sobre as regras do contrato, parcelamento e as condições de uso do imóvel. O sorteio eletrônico das unidades ocorreu de forma aleatória e em três etapas (1° - portadores de deficiência, 2° - idosos, 3° - demais contemplados), conforme critérios estabelecidos pelo Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Os contemplados assinaram a documentação e agendaram a vistoria da casa.

A construção das casas do Jamil Sacca, edificadas pela Bonora, através do programa "Minha Casa, Minha Vida" do Governo Federal via Caixa Econômica, teve início em 21 de julho de 2012. Em fase final das obras, o empreendimento será entregue aos moradores com toda a infraestrutura ainda neste ano de 2013.

A prestação de cada casa será de no máximo R$ 80 por mês, ou seja, 5% do valor da renda bruta familiar.

Presente ao sorteio, a aposentada Anita Populina Rodrigues finalmente realizará o sonho da casa própria. "Não está fácil pagar R$300,00 de aluguel. Moro há 40 anos em Ibiporã e sempre sonhei em ter meu canto para plantar minha hortinha. Não vejo a hora de mudar com o meu filho para o meu lar", disse.