Publicado em: 18/11/2013 12:20

Reinaugurado Centro de Convivência do Idoso

Reinaugurado Centro de Convivência do Idoso Reinaugurado Centro de Convivência do Idoso

Em uma noite repleta de emoção e boas recordações, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, entregou na noite de quinta-feira (14) a reforma e ampliação do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Abílio de Paula. Mais de 100 frequentadores do grupo Doce Idade prestigiaram o evento, que contou com a presença do prefeito José Maria Ferreira, a primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira, a presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, os vereadores Marco da Ambulância, Lafayette Forin e Orlando Ferreira, a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, a coordenadora do CCI, Vera Lucia Andrioli, o ex-prefeito Daniel Pelisson, além de secretários, diretores, servidores, autoridades eclesiásticas, autoridades civis e militares, profissionais da imprensa e presidentes de associações de moradores. A vice Sandra Moya não pôde comparecer devido a compromissos em Curitiba, mas foi representada pelos pais Lázaro de Moraes, o "Lazito", e Maria Moya de Moraes.

Os convidados foram recepcionados no salão de festas com capacidade para até 500 pessoas, elegantemente decorado, e ao som de músicas caipiras executadas pelos professores da Fundação Cultural de Ibiporã e a dupla Tales e Luan. Durante os pronunciamentos, os presentes ressaltaram o pioneirismo da iniciativa, a importância das políticas públicas voltadas aos idosos e renderam homenagens ao pioneiro Abílio de Paula, avô do prefeito. "O Estatuto do Idoso completou 10 anos em outubro e o CCI já existe há 23. Isso mostra o pioneirismo de Ibiporã como exemplo de proteção social, atendendo esta população que também está em situação de vulnerabilidade. Trata-se de um gasto preventivo e inteligente, pois as atividades ofertadas pelo CCI trabalham as potencialidades dos idosos, promovendo qualidade de vida e diminuindo os gastos com saúde", ressalta Ana Cláudia Vieira Martins. "Não são todas as administrações que se preocupam com a terceira idade. Temos aqui uma obra maravilhosa, onde os idosos poderão viver momentos de companheirismo, alegria e diversão. Estivemos em Brasília esta semana e o prefeito José Maria solicitou a construção de mais um CCI", revelou Mari de Sá.

O ex-prefeito Daniel Pelisson, idealizador do CCI, agradeceu o convite feito por José Maria e o empenho dele em concretizar um projeto seu. "Ibiporã é vanguarda na Assistência Social e no cuidado aos mais carentes. A reforma ficou maravilhosa, padrão igual a este é difícil de se ver", comentou.

José Maria fez um agradecimento especial a toda equipe envolvida na execução do projeto. "Esta obra é resultado do esforço, empenho, dedicação, amor em superar todas as dificuldades para entregar um espaço de convívio, um dos melhores prédios da nossa região, para os cidadãos da terceira idade. Espero que façam do CCI a segunda casa de vocês, convivam aqui", disse o prefeito. José Maria fez um agradecimento especial aos pais, José Apolinário Ferreira e Maria José de Paula Ferreira, que mesmo adoentados prestigiaram a cerimônia. "Fiz questão da presença deles não apenas porque reviveríamos as homenagens feitas ao meu avô materno, mas porque gostaria que vocês partilhassem deste momento especial comigo, a entrega de uma das obras pelas quais eu mais me enamorei,  me encantei", justificou. "Somos muito felizes por pertencermos a uma família que plantou a semente da honestidade, trabalho, empreendedorismo, que, com tantos outras mãos, deixa mais um legado, uma marca, de algo que acreditamos", enfatizou Maria Ivone Ferreira Ranieri", representando a família do senhor Abílio de Paula.

Reforma e ampliação

O espaço foi todo readequado para melhor atender os usuários, que ao todo terá 643,95 m², sendo 325,12 m² reformados e 318,83 m² construídos. O investimento foi de R$609.540,89, apenas com recursos municipais. A empreiteira responsável pela obra é a PRP Assunção, de Londrina.

Além do aumento do espaço interno e mudanças nas instalações, como cozinha e banheiros, o CCI ganhou uma piscina térmica com cobertura, adaptada para cadeirante, para que os idosos possam fazer aulas de hidroginástica e uma Academia da Terceira Idade (ATI). Somente o salão de festas possui 435m², com capacidade para até 500 pessoas.

Os frequentadores estavam encantados com o novo CCI. "Está tudo maravilhoso! Aproveitarei muito esta piscina, já que preciso de fisioterapia para as pernas e coluna", disse a pensionista Geni Lopes Pereira, que frequenta o CCI há 15 anos. "Quero que realizem pelo menos uns três bailes por mês neste salão enorme", pediu o aposentando Pedro Luis, que frequenta o CCI há meses.