Publicado em: 20/11/2013 12:00

UBSs realizam exames preventivos de mama e colo uterino dia 30

UBSs realizam exames preventivos de mama e colo uterino dia 30 UBSs realizam exames preventivos de mama e colo uterino dia 30

Dando continuidade às ações de prevenção ao câncer de mama e colo uterino, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, promove mais uma campanha de exames preventivos. No sábado (30), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região urbana de Ibiporã estarão abertas das 8 às 16 horas. Serão feitos exames de mama, coletas de exame preventivo e passadas orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS.

Todas as mulheres estão sendo convidadas a realizar, gratuitamente, o exame preventivo. Segundo a coordenadora da Divisão de Programas de Saúde, Rosângela Borges, embora o município realize coletas diárias e campanhas de prevenção muitas mulheres ainda não se cuidam. "Em 2012 apenas 3.627 mulheres coletaram exames nos postos de saúde, em um universo de 19.312 mulheres acima de 15 anos residentes em Ibiporã. Dos exames coletados, 65 foram suspeitos e 47 já estão com câncer de colo uterino instalado. Em relação ao câncer de mama, das 1.521 mamografias realizadas em mulheres com mais de 30 anos, 476 (31%) estão com alguma alteração na mama, das quais 181 já têm nódulos instalados", informou.

Os cânceres de mama e colo do útero são os dois mais graves tipos de câncer e estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na causa de morte de mulheres por câncer, perdendo apenas para o de pele.  "Estes cânceres matam, mas têm quase 100% de cura quando diagnosticados com antecedência. Portanto, mulheres, aproveitem o sábado para fazer seus exames", convida Rosângela.

Prevenção

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez. Mulheres com antecedentes de algum tipo de câncer na família também são consideradas de risco e devem ficar atentas aos exames.

Todas as mulheres que se identificam ou não com os fatores de risco devem seguir, a partir da adolescência, recomendações como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o auto exame e submeter-se à mamografia a partir dos 40 anos.

Mais informações sobre a Campanha Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero podem ser obtidas pelo fone 3178 0305 na Secretaria Municipal de Saúde.

Mudanças no funcionamento do Posto Central

Por conta da ocupação das salas do Posto de Saúde Central para a realização dos exames preventivos, o atendimento do plantão no sábado (30) será  na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim San Rafael (Rua Apucarana, 280). No domingo (01), o atendimento volta a ser realizado normalmente no espaço, que está funcionando provisoriamente à Rua José Bonifácio, 366. O horário do plantão é das 10 às 18 horas.