Publicado em: 26/11/2013 09:19

Reunião na Taquara do Reino lança oficialmente dois grandes projetos para o distrito Reunião na Taquara do Reino lança oficialmente dois grandes projetos para o distrito

“Não podemos trocar saúde por nada, porque saúde é fundamental”, foi com essa frase que o prefeito José Maria abriu a reunião com as famílias da Taquara do Reino e Vila Rural na noite desta ultima segunda-feira (25). A reunião foi marcada para celebrar o lançamento oficial dos projetos referente à construção da rede de esgoto e tratamento de água no bairro além de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na Taquara do Reino.

A nova UBS da Taquara do Reino contará com 324,51 m2 de área, construída na esquina entre a Rua Léa e a Marginal da Rodovia Paranaense - PR 90. A nova UBS é uma unidade completa, com consultório odontológico, de atendimento, salas de esterilização, de agentes comunitários e reuniões. O recurso para a construção da unidade está orçado em aproximadamente R$ 422 mil, foi viabilizado junto ao Governo Federal, através do programa Requalifica UBS, do Ministério da Saúde.

Outro importante projeto anunciado foi a construção e implantação do Sistema de Esgotamento e Tratamento Sanitário na localidade, obra estipulada em mais de R$ 1 milhão, que permitirá a toda população do distrito ter acesso as modernas formas de tratamento de água e esgoto oferecido pelo SAMAE de Ibiporã. Com esta obra de saneamento, que é extremamente necessária para uma vida saudável, a Taquara do Reino deixará, em breve, de usar as antigas fossas sépticas nos quintais das residências.

Durante a reunião com a comunidade foi explicado detalhadamente as duas novas obras que serão realizadas pela Administração Municipal e SAMAE no distrito. Logo após as explicações técnicas, o chefe do executivo abriu os microfones para a população participar da apresentação. A moradora Aparecida Jesus de Oliveira agradeceu o empenho do prefeito pelo bairro. “Agradeço por tudo José Maria, o senhor lutou pelo nosso campo, instalou essa academia que é um sucesso e hoje nos trás duas excelentes noticias, muito obrigado”, reconheceu dona Cida.

Através de uma política séria de gestão social do território, a Administração Municipal implementa um programa justo na distribuição dos equipamentos e serviços públicos pela cidade, buscando sempre estar mais próximo do cidadão. A Taquara do Reino, mesmo sendo uma localidade afastada 15 km da sede do município, é uma das regiões que mais recebeu investimentos da atual administração.

“Nenhum governo na historia dos 66 anos de emancipação política de Ibiporã deu tanta atenção aos distritos mais distantes como o nosso. A primeira escola que reformamos e ampliamos foi na Taquara, e a segunda no John Kennedy. Ainda na Taquara, nossa Administração reformou o CMEI Precioso Tesouro, construiu uma quadra coberta e iluminada, instalou a academia ao ar livre, instituiu a Escola de Cidadania, além de adquirir 22 terrenos para manter o tradicional campo de futebol no mesmo local”, pontuou José Maria.

Para o prefeito são políticas públicas como essas que valorizam o sentimento dos moradores por uma região, e por consequência, o seu zelo pelo bairro. “São ações como essas que fazem a família sentir orgulho de morar em um conjunto organizado e bem atendido pelo poder público, assim o cidadão vai cuidar da sua rua como se fosse o quintal de sua casa” defendeu.

Estiveram presentes à reunião o Prefeito José Maria, o diretor presidente do SAMAE, Claudio Buzetti, a presidente da Câmara, Mari de Sá, juntamente com os vereadores Marcos da Ambulância e Lafayette Forin, o prefeito de Sertanópolis, Tide Balzanelo, além de secretários, diretores, funcionários da prefeitura e moradores da Taquara do Reino e Vila Rural.