APMIF

 

Publicado em: 04/12/2013 16:25

Ibiporã já está no clima natalino


Whatsapp

 

Ibiporã já está no clima natalino Ibiporã já está no clima natalino

 

Os enfeites de Natal  que decoram Ibiporã enchem a cidade de cor e espalham o espírito natalino por todo o município. Muitos locais da cidade foram decorados com papais noéis, bonecos de neve, anjos, guirlandas, arandelas, bengalas e flores de garrafas pet, entre eles as principais rotatórias, o Museu do Café, o Cine Teatro Padre José Zanelli, a Prefeitura e Praça Pio XII, além de escolas e praças. As árvores também ganharam decoração, embelezando ainda mais a "Terra Bonita".

 

Todos os enfeites usados na decoração natalina são confeccionados por alunos e educadores da Escola de Formação e Cidadania da  Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF). Este ano, cerca de 40 mil garrafas foram arrecadas por alunos das escolas da cidade. Os 15 estudantes que mais arrecadaram garrafas em 2013 foram premiados no último sábado (30), durante a abertura do Natal, com bicicletas, tablets e câmeras digitais.

 

Desde 2009 a APMIF é responsável pela decoração de natal do município. O projeto sócio educativo além de trabalhar a cooperação, o trabalho em equipe, a disciplina e responsabilidade com os alunos das escolas também incentiva a cidadania e educação ambiental, estimulando os cidadãos a assumirem responsabilidade com o meio ambiente, desenvolvendo conceitos de preservação por meio da reciclagem. Toda a embalagem é utilizada na confecção dos arranjos. O que está em bom estado é reutilizado. O restante do material é vendido e o dinheiro reinvestido na decoração natalina.

 

O intuito da decoração, segundo a presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, “é resgatar o espírito de Natal e celebrar este momento com cada munícipe, ocasião esta, muito especial por ser o nascimento de Jesus. Procuramos reacender nas pessoas o nascimento de Cristo que traz consigo um momento de renovação, onde os lares se mobilizam e as pessoas se unem e a bondade, confraternização e o perdão afloram na vida de cada pessoa”.

 

 

 O trabalho feito pelas mãos habilidosas de toda a equipe envolvida pode ser conferido pelas ruas da cidade, que este ano trouxe novidades, com novas árvores e velas, novos adereços para os bonecos de neve, arranjos modernos entre outros.

 

 

Comitivas de cidades paranaenses e de outros estados têm visitado Ibiporã para conhecer o projeto social, que trabalha a questão da sustentabilidade e serve como atrativo turístico e comercial. A decoração com garrafas pet também vem sendo utilizada em outras datas comemorativas, como Páscoa e Primavera.