Publicado em: 10/12/2013 15:49

Confraternização de Natal com as famílias do CRAS

Confraternização de Natal com as famílias do CRAS Confraternização de Natal com as famílias do CRAS

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu por mais um ano a confraternização de Natal para as famílias atendidas pelo Programa de Apoio Sociofamiliar (PASF). Ao som de músicas tocadas pelos professores do Centro de Formação Musical e Artes Mário de Menezes (Ceforma) e do Coro Cênico da Fundação Cultural, os participantes foram recebidos nesta terça-feira (10) no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) com um café da manhã. Também ocorreu a entrega das cestas básicas.

Estiveram presentes ao café da manhã e deram a sua mensagem de um 'Feliz Natal' às famílias o prefeito José Maria, a vice-prefeita Sandra Moya, a primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira, a presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, a coordenadora do CRAS, Cássia Davólio Geha, demais secretários e a equipe da Assistência Social.

O PASF existe no município há sete anos e tem como objetivo principal o acompanhamento sociofamiliar por meio de reuniões mensais em grupos divididos por territórios, ou seja, de acordo com o agrupamento dos bairros conforme a localização geográfica. Atualmente, cerca de 250 famílias participam de sete grupos - Território 1 - San Rafael e arredores, nomeado "Grupo do Amor"; 2 - Centro, nomeado "Grupo da Paz"; 3 - Vila Ribeiro e arredores, nomeado "Grupo da Precisão"; 4 - Bom Pastor e região, nomeado "Grupo da Precisão"; 5 - Vila Esperança, nomeado "Grupo da Amizade", além dos pertencentes aos territórios descentralizados - Taquara do Reino/Vila Rural e Jardim Kennedy. "Uma vez por mês estas famílias, que recebem uma atenção mais dirigida da nossa secretaria, participam de reuniões comandadas pela equipe técnica (psicóloga e assistente social), nas quais são abordados temas que procuram relacionar os direitos sociais ao cotidiano dos usuários, evidenciando que a garantia de direitos possibilita o acesso a uma vida mais cidadã", explica a coordenadora do CRAS.

Agradecendo o comprometimento de toda a administração e em especial de sua equipe, Ana Cláudia ressalta a importância do encontro. "A confraternização de Natal marca o encerramento do trabalho realizado durante o ano todo e também é a possibilidade de os grupos se encontrarem e compartilharem o que fizeram ao longo das reuniões", explicou a secretária.

José Maria e Sandra Moya também enfatizaram o comprometimento de todos na concretização das metas traçadas. "Vocês estão se confraternizando em um espaço entregue recentemente, completamente reformado e ampliado com recursos municipais. Estamos realizando muito por Ibiporã. Que Deus abençoe a nossa existência. Um Feliz Natal a todos", desejou. "É uma alegria estarmos aqui confraternizando com vocês e a família da Assistência Social. Um feliz Natal e que 2014 seja repleto de paz, saúde e prosperidade", acrescentou a vice-prefeita.

Participando há dois anos do grupo da Vila Esperança, a dona de casa Madalena da Silva Carlos destacou que durante as reuniões aprendeu sobre a boa convivência, gerenciamento dos conflitos e recebeu atenção especial da equipe para solucionar os problemas familiares. "Aprendi muito e fiz novas amizades durante as reuniões. O café da manhã também está muito animado e gostoso", afirmou. "Gostei de saber sobre os meus direitos, economia doméstica e cuidados com o meio ambiente. É muito importante celebrarmos um trabalho realizado o ano todo", disse o participante do grupo do San Rafael, o pedreiro aposentado Benedito do Nascimento Pizi.