APMIF

Publicado em: 12/12/2013 17:07

Alunos da Escola de Formação e Cidadania recebem certificados em formatura

Alunos da Escola de Formação e Cidadania recebem certificados em formatura Alunos da Escola de Formação e Cidadania recebem certificados em formatura

A Escola de Formação e Cidadania (Esforci) da  Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF) realizou na noite desta quarta-feira (11) a formatura e entrega dos certificados para os 87 alunos que concluíram o curso Básico de Auxiliar Administrativo deste ano. O evento aconteceu no Cine Teatro Padre José Zanelli. Estiveram presentes a vice-prefeita Sandra Moya, a presidente de Honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, a presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, a Secretároa do Trabalho, Lourdes Narcizo, a secretária da Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, além do pastor Romio da Silva Cardoso e do padre Carlos Antônio da Silva.

Após a conclusão deste curso, com duração de um ano, os alunos são inseridos no Programa Adolescente Aprendiz. Este programa possibilita que os alunos sejam encaminhados para trabalhar em empresas que apoiam o programa por meio de contrato, com duração de 23 meses.

Segundo a coordenadora Adrielly Borsato, no primeiro mês o adolescente participa de uma formação inicial, que o prepara para o mercado de trabalho. "A partir do segundo mês ele já vai para a empresa desenvolver o trabalho com a carga horária de 20h semanais, entretanto, em um dia da semana, este ano na sexta-feira, ele comparece à escola para fazer a formação continuada que oferece disciplinas específicas da área administrativa como Gestão Financeira e Gestão de RH, além de outras", explica a coordenadora do curso.

Segundo Eliana Eik Borges Ferreira, a formação que a Escola de Formação e Cidadania proporciona é de grande valia aos alunos. "Nós vivemos num mundo tão conturbado, consumista, onde as oportunidades fáceis aparecem muito rápido. Na escola buscamos dar a oportunidade dos nossos alunos aprenderem uma profissão e mais que isso aprender formação de valores e princípios éticos. A oportunidade do emprego abre muitas portas e afasta os nossos jovens e adolescentes das drogas e dos caminhos ruins, proporcionando a eles uma história diferente, melhor", finaliza Eliana.

Dos 87 formandos, 58 já estão inseridos no mercado de trabalho. Muitos dos alunos indicados pela Escola de Formação e Cidadania são efetivados nas empresas que entram como menores aprendizes.