Publicado em: 13/12/2013 11:39

Ibiporã conquista Centro Profissionalizante com 1.200 vagas

Ibiporã conquista Centro Profissionalizante com 1.200 vagas Ibiporã conquista Centro Profissionalizante com 1.200 vagas

O prefeito José Maria Ferreira, a vice, Sandra Moya, a presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, o vereador João Odair Pelisson, a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, o chefe de gabinete, Manoelino de Carvalho, e o ouvidor da prefeitura, Sammir Basso, estiveram em Londrina nesta quinta-feira (12) para acompanhar a assinatura, pelo governador Beto Richa, das ordens de serviço para as obras de construção dos dois novos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP), um na zona norte de Londrina, no Jardim Primavera, e o outro em Ibiporã, além da revitalização da Avenida Saul Elkind, que ganhará terceira pista, ciclovia, paisagismo e iluminação baixa.

Cada um dos centros abrigará 1.200 vagas em cursos profissionalizantes do Ensino Médio. Os investimentos somam R$ 14,4 milhões, e é feito por meio do programa Brasil Profissionalizado e recursos do Governo do Estado. Os municípios entram com a infraestrutura, tais como doação do terreno, terraplenagem, pavimentação asfáltica e a iluminação. A Secretaria Estadual da Educação debaterá com a comunidade os cursos a serem ofertados, tendo em conta que a demanda do setor produtivo, na região, está ligada à agropecuária. As obras devem começar no início de janeiro e levarão dois anos para serem inauguradas.

O CEEP de Ibiporã será construído no final da Rua Olavo Bilac, sentido Barreirão. "Estamos gratificados e felizes por receber uma obra que cumprirá valioso papel no município, ao abrir mais possibilidades para os jovens. O gargalo do município está na qualificação de pessoas. Essa escola amplia a expectativa de futuro para a população", afirmou ele.  José Maria também ressaltou a aposta das administrações estadual e municipal na qualificação profissional como fator de criação de mais empregos e de desenvolvimento social.

Sandra Moya enfatizou a importância do programa Brasil Profissionalizado para a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional. "Este programa, que integra o conhecimento do ensino médio à prática, complementa outros voltados à qualificação do trabalhador, como o Pronatec e o ProJovem. Trata-se de uma obra que beneficiará não só Ibiporã mas toda a região. Sabemos que emprego não falta, mas muitas vagas não são preenchidas por falta de profissionais qualificados, aptos a atender as exigências do mercado", ponderou a vice-prefeita.

"Os investimentos em educação são transformadores, pois conseguem bonificar o futuro, capacitando trabalhadores e criando oportunidades de emprego, negócios e desenvolvimento econômico", afirmou o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff.

O governo está ampliando a rede de centros estaduais de educação profissional. São 18 novas unidades - duas concluídas, 12 já em obras, além das de Londrina e Ibiporã, cujos trabalhos autorizados agora. Além disso, a unidade de Campo Largo está em licitação. Está em fase final a elaboração do projeto da escola de Diamante do Norte. Estão sendo ampliadas outras 23 unidades no Estado, entre colégios estaduais que oferecem cursos técnicos e centros de educação profissional.  "Esses novos centros abrirão mais oportunidades para os jovens de Londrina e Ibiporã. Com qualificação profissional, eles terão acesso ao mercado de trabalho e poderão construir um futuro melhor", afirmou o governador.  Richa disse que a formação profissional é uma prioridade em todo o Brasil, para melhorar a vida dos jovens e dos trabalhadores em geral e a competitividade do país. Ele afirmou que o governo estadual atua para alcançar esses objetivos.

Participaram da solenidade em Londrina o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, o secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, o deputado estadual Antonio Carlos Belinati, e os deputados federais Alfredo Kaeffer e  Alex Canziani.