Publicado em: 17/12/2013 11:22

Projeto de Escola Municipal é destaque na Folha de Londrina

Projeto de Escola Municipal é destaque na Folha de Londrina Projeto de Escola Municipal é destaque na Folha de Londrina

CONVIVENDO EM HARMONIA - Aprendendo sobre valores e ética

Projeto da Escola Municipal Professor Carlos Augusto Guimarães, de Ibiporã, trabalha temas como amizade, respeito e solidariedade

Uma gincana encerrou as atividades do projeto na última quinta-feira

Vencedora da competição, equipe do 4º ano também foi a que mais arrecadou alimentos; ao todo, escola conseguiu mais de três mil quilos

Todas as turmas realizaram apresentações artísticas sobre os assuntos desenvolvidos durante o projetoEscola é lugar de aprender matemática, português, ciências, história e várias outras disciplinas, mas na Escola Municipal Professor Carlos Augusto Guimarães, de Ibiporã, os alunos também aprendem sobre comportamentos que são fundamentais para o bom relacionamento interpessoal. Amizade, respeito, amor, solidariedade, justiça, diálogo e outros vários temas foram abordados no Projeto Valores e Ética e trabalhados com as crianças durante todo o ano pelos professores. Uma vez por semana os assuntos eram selecionados, levados para dentro da sala de aula e desenvolvidos de formas variadas.

Para as crianças tudo não passou de uma grande diversão, mas na verdade os conceitos, que foram apresentados aos poucos, passaram a ser praticados por elas no dia a dia de forma natural. A iniciativa refletiu numa mudança evidente de comportamento em várias salas de aula.

Depois de um ano de trabalho semanal, o Projeto Valores foi encerrado na última quinta-feira com a realização da Gincana Solidária, atividade que envolveu todos os alunos da escola. Esta foi a oportunidade encontrada pela equipe da coordenação para trabalhar a competitividade de uma maneira sadia. A prova principal teve um mês de duração e tinha como objetivo a arrecadação de alimentos, que serão doados para o Hospital Cristo Rei e para famílias carentes da própria escola.

A diretora da instituição, Marley Pelizer Machado, comemora o resultado da gincana, que conseguiu arrecadar mais de três mil quilos de alimentos em apenas um mês, além dos produtos de limpeza e dos brinquedos. "Decidimos desenvolver esta prova para incentivar o espírito de partilha. Os alunos conseguiram entender esta necessidade porque eles vivenciaram isso na prática", salienta, relatando que uma criança de família mais carente chegou a levar um dos únicos brinquedos que tinha para doação. "É claro que ela vai recebê-lo de volta, juntamente com uma cesta de alimentos, mas a ideia foi justamente mostrar estes valores", aponta.

Além da prova dos alimentos, os alunos tiveram um dia inteiro de diversão, com apresentação artística de todas as salas sobre os assuntos desenvolvidos durante o projeto e com as outras provas da gincana, que exigiram que eles tivessem energia e concentração. "A gincana proporcionou que as crianças brincassem todas juntas, achamos que é importante estimular este tipo de atividade", afirma.

No final do dia de brincadeiras, entre gritos de guerra e momentos de emoção, a equipe do 4º ano foi se destacando e venceu a gincana. O que nem todos os alunos perceberam é que na verdade todos saíram vencedores, e que com os valores aprendidos na escola eles ganharam muito mais do que pontos.

Reflexos também dentro de casa

A professora do 5º ano Patrícia de Cássia Delfino Cano explica que o projeto veio para melhorar a convivência entre os próprios estudantes. "Cada professor desenvolveu o seu método pedagógico para trabalhar os temas com os alunos; no meu caso eu preparei uma história e uma música para cada valor em questão", comenta. Conforme a professora, não foram apenas os alunos que gostaram da iniciativa. "Recebemos o apoio dos pais, na verdade o projeto reforça um trabalho que deve começar em casa, com as famílias."

Segundo a diretora da escola, Marley Pelizer Machado, alguns familiares comentaram que o trabalho desenvolvido com as crianças trouxe reflexos até mesmo dentro de casa. "Percebemos que eles cobram que os familiares ajam de maneira diferenciada, de acordo com o que estão aprendendo na escola", destaca.

A professora de artes Camila dos Santos explica que as mudanças comportamentais dos alunos foram muito evidentes após o início das ações. "No começo do ano letivo eles geralmente são mais indisciplinados e agregado a isso nós notamos que havia problemas de falta de respeito com os amigos e até mesmo com os professores. O projeto veio para mudar este cenário e o objetivo foi alcançado", aponta.

Conforme os temas eram trabalhados em sala, Camila conta que as próprias crianças se conscientizaram de que é preciso ter um comportamento adequado com as outras pessoas. "Elas passaram a corrigir os colegas diante das situações de desrespeito ou intolerância e isso melhorou o ambiente escolar", afirma.

Para o pequeno Adrian Giovani Gonçalves, 7 anos, aluno do 1º ano, o trabalho teve repercussão positiva. "No projeto dos Valores nós pintamos as mãos de tinta e todas as mãos juntas simbolizaram a união. Aprendi que as pessoas devem ser unidas."

Para alcançar um resultado efetivo, a professora explica que foi deixado claro aos alunos que os valores estão interligados. "Mostramos para eles que a amizade depende do respeito e da união, que a solidariedade e o amor são muito próximos e que na verdade uma coisa precisa da outra para alcançar o equilíbrio" , destaca. Para ela, o esforço empenhado no projeto valeu a pena. "A sementinha foi plantada em cada criança. Nós já vemos atitudes diferentes e acreditamos que estes ensinamentos vão torná-las pessoas melhores", salienta. (M.A.)

Michelle Aligleri
Reportagem local