Projeto da Escola Municipal Professor Carlos Augusto Guimarães, de Ibiporã, trabalha temas como amizade, respeito e solidariedade
Uma gincana encerrou as atividades do projeto na última quinta-feira
Vencedora da competição, equipe do 4º ano também foi a que mais arrecadou alimentos; ao todo, escola conseguiu mais de três mil quilos
Todas as turmas realizaram apresentações artísticas sobre os assuntos desenvolvidos durante o projetoEscola é lugar de aprender matemática, português, ciências, história e várias outras disciplinas, mas na Escola Municipal Professor Carlos Augusto Guimarães, de Ibiporã, os alunos também aprendem sobre comportamentos que são fundamentais para o bom relacionamento interpessoal. Amizade, respeito, amor, solidariedade, justiça, diálogo e outros vários temas foram abordados no Projeto Valores e Ética e trabalhados com as crianças durante todo o ano pelos professores. Uma vez por semana os assuntos eram selecionados, levados para dentro da sala de aula e desenvolvidos de formas variadas.
Para as crianças tudo não passou de uma grande diversão, mas na verdade os conceitos, que foram apresentados aos poucos, passaram a ser praticados por elas no dia a dia de forma natural. A iniciativa refletiu numa mudança evidente de comportamento em várias salas de aula.
Depois de um ano de trabalho semanal, o Projeto Valores foi encerrado na última quinta-feira com a realização da Gincana Solidária, atividade que envolveu todos os alunos da escola. Esta foi a oportunidade encontrada pela equipe da coordenação para trabalhar a competitividade de uma maneira sadia. A prova principal teve um mês de duração e tinha como objetivo a arrecadação de alimentos, que serão doados para o Hospital Cristo Rei e para famílias carentes da própria escola.
A diretora da instituição, Marley Pelizer Machado, comemora o resultado da gincana, que conseguiu arrecadar mais de três mil quilos de alimentos em apenas um mês, além dos produtos de limpeza e dos brinquedos. "Decidimos desenvolver esta prova para incentivar o espírito de partilha. Os alunos conseguiram entender esta necessidade porque eles vivenciaram isso na prática", salienta, relatando que uma criança de família mais carente chegou a levar um dos únicos brinquedos que tinha para doação. "É claro que ela vai recebê-lo de volta, juntamente com uma cesta de alimentos, mas a ideia foi justamente mostrar estes valores", aponta.
Além da prova dos alimentos, os alunos tiveram um dia inteiro de diversão, com apresentação artística de todas as salas sobre os assuntos desenvolvidos durante o projeto e com as outras provas da gincana, que exigiram que eles tivessem energia e concentração. "A gincana proporcionou que as crianças brincassem todas juntas, achamos que é importante estimular este tipo de atividade", afirma.
No final do dia de brincadeiras, entre gritos de guerra e momentos de emoção, a equipe do 4º ano foi se destacando e venceu a gincana. O que nem todos os alunos perceberam é que na verdade todos saíram vencedores, e que com os valores aprendidos na escola eles ganharam muito mais do que pontos.
Michelle Aligleri
Reportagem local