Tecnologia da Informação

Publicado em: 20/12/2013 15:13

Internet gratuita estará à disposição dos moradores do Jamil Sacca

Internet gratuita estará à disposição dos moradores do Jamil Sacca Internet gratuita estará à disposição dos moradores do Jamil Sacca

Visando à inclusão social e digital, e focando na educação com acesso a informação mais rápida e ampla, o prefeito José Maria decretou e foi instalado ontem à tarde um poste para a viabilização da internet gratuita do Programa Ibiporã Cidade Digital no Residencial Jamil Sacca, empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal em parceria com o Governo Municipal de Ibiporã.

“Ainda não temos cidadãos morando no Jamil Sacca, mas já foi instalado a interne gratuita municipal. Esta ação é um esforço da administração municipal na universalização do acesso do conhecimento, porque a internet passou a ser um dos instrumentos de vasta abrangência na construção da informação; hoje ela é extremamente importante e auxilia a população no quesito informação, inclusão digital e social”, afirma o prefeito José Maria Ferreira.

Mesmo sendo necessária e ajudando na construção do conhecimento, muitas pessoas não têm acesso à internet, seja por questões financeiras, por morar em lugares afastados, entre outros motivos. “Com esse programa da prefeitura, na nossa administração, acessibilidade à internet ficou universal, isto é, acesso para todos”, garante o prefeito.

Segundo o Secretário Municipal de Tecnologia da Informação (TI), Junior Aliano,  “ainda durante a construção do bairro, antes mesmo dos moradores mudarem para suas novas casas, a administração municipal já promoveu a estrutura de comunicação e inclusão digital, acesso a internet antes mesmo das empresas privadas”, esclarece Aliano.

De acordo com o engenheiro técnico responsável pela instalação, Gilson Barbiero, “a torre instalada atingirá toda a demanda do bairro, entretanto. o sistema é flexível e permite ampliação, caso seja necessário”, explica ele.

Os moradores do Residencial Jamil Sacca poderão ir até a prefeitura e pedir a solicitação de acesso assim que estiverem nas novas residências. Para fazer o cadastro no programa de internet gratuita Ibiporã Cidade Digital, é necessário comparecer a Secretaria de TI (prédio da Prefeitura) com os documentos: RG, CPF e um comprovante de residência.  Após apresentá-los é preciso assinar o termo de adesão e retirar a senha de acesso ao serviço.

Todo aparelho pode acessar a internet gratuita oferecida pela administração municipal, desde que esteja conectado ao Wireless ou ligado a um receptor deste sinal, (antena externa), por meio de cabo de rede ou porta USB. No ato da inscrição, na Secretaria de TI, o usuário será orientado sobre as configurações necessárias para o bom funcionamento do serviço.