Publicado em: 28/01/2014 17:17

Administração Municipal intensifica combate à dengue com fumacê pesado

Administração Municipal intensifica combate à dengue com fumacê pesado Administração Municipal intensifica combate à dengue com fumacê pesado

A administração municipal intensificou ainda mais os serviços de prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Por determinação do prefeito José Maria, 14 novos agentes foram contratados - totalizando 41 servidores - para ajudar no combate, esclarecer as dúvidas e orientar a população sobre os criadouros do mosquito.

Outro reforço disponibilizado pela administração municipal, por meio da 17ª Regional de Saúde do Governo do Estado, foi o serviço de UBV pesado - caminhonetes equipadas com o fumacê. “Desde ontem (27) estamos aplicando o fumacê pesado. O inseticida está sendo ministrado em cinco ciclos, um dia por semana das 6 às 9h das 16 às 21h”, explica o supervisor geral de endemias do município, Diomar Carvalho.

De acordo com Carvalho, a princípio o fumacê será aplicado no Jardim San Rafael, Terra Bonita, Santa Paula, Bom Pastor, Pires de Godoy e Sempre Bom, porque atualmente, são os locais com maiores incidências de foco, esclarece ele. “Entretanto conforme a necessidade o inseticida será aplicado”, garante.

Ainda segundo Carvalho, o LIRAa apontou que 99% dos focos do mosquito se encontram nas residências. “Os números apontam que a população está negligenciando os cuidados com a dengue, acumulando água no quintal, permitindo, desta forma, o surgimento de criadouros do mosquito", aponta ele.

Os servidores da saúde têm passado por capacitação contínua sobre a dengue, abordando temas como classificação de risco, acolhimento e organização do fluxo de atendimento, tratamento e transmissão da doença. Desde novembro estão sendo realizadas ações educativas nas escolas, empresas, igrejas, entrega de material informativo em pontos de maior circulação de pessoas e arrastões de limpeza.

A administração municipal faz o seu papel, faz o trabalho de prevenção, alerta, combate, contrata funcionários, os capacita, entretanto sozinha não consegue resolver o problema que é coletivo. A população precisa estar unida ao poder público para eliminar os possíveis criadouros do mosquito, promovendo a qualidade de vida de todos.

Previna-se contra a dengue:

- Mantenha seu quintal limpo e sem lixo;

- Use repelente;

- Não deixe o corpo exposto, use roupas que protejam braços e pernas;

- Use inseticida dentro de casa durante o dia, principalmente atrás dos móveis e em cantos escuros;

- Instale telas nas janelas para evitar que o mosquito entre;

- Mantenha as portas fechadas;

- Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão;

- Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc;

- Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas;

- Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

- Deixe sempre a caixa d'agua fechada.

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde)