Publicado em: 06/02/2014 11:48

Administração Municipal vai oferecer transporte escolar gratuito para alunos do Jamil Sacca Administração Municipal vai oferecer transporte escolar gratuito para alunos do Jamil Sacca

Os pais residentes do Conjunto Habitacional Jamil Sacca podem ficar tranquilos em relação ao transporte dos filhos, nesta volta às aulas.  Por ordem do prefeito José Maria, a Secretaria de Educação transportará todos os 823 alunos, entre educação infantil e ensino médio, moradores do bairro, para suas respectivas instituições de ensino.

Segundo a Secretária de Educação, Margareth Coloniezi, a lei solicita que sejam transportados alunos da rede municipal, que moram a partir de 1,5 km de distância da instituição de ensino.  Entretanto como ainda não há no Jardim Jamil Sacca uma escola estadual que possa absorver os alunos do ensino médio e fundamental II, que corresponde do 5º ao 9º ano, a administração municipal vai oferecer o transporte escolar gratuito.

Com a demanda maior, para o uso do transporte escolar, a secretaria municipal de educação juntamente com o prefeito José Maria Ferreira já se adiantou para que a realização desta operação ocorra dentro do planejado, garantido a segurança de todos os estudantes.

“A rota dos ônibus que atenderão o Jamil Sacca está estabelecida e já foi encaminhado aos responsáveis pelo transporte escolar para que tudo funcione bem. Entretanto pode ser que sofra algumas alterações no decorrer dos dias, ajustando-se melhor as necessidades dos alunos”, explica a secretaria. “Queremos oferecer o melhor atendimento possível”, afirma ela.

Por ser um veículo grande e que precisa de espaço para fazer as manobras, os ônibus terão cinco pontos fixos demarcados no chão para apanhar os alunos. “Peço a colaboração dos pais para que encaminhem seus filhos até esses pontos, nos horários determinados”.

Conforme Margareth, em relação à educação infantil existe um cuidado maior. O número de crianças nessa faixa etária surpreendeu e no momento não há a possibilidade de adquirir as cadeirinhas e monitores para acompanhar todas elas.

“Fizemos um levantamento e constatamos que muitas mães não trabalham fora 8 horas, todos os dias. Grande parte é diarista, são pessoas que não praticam aquela rotina diária de sair às 7 da manhã e voltar às 18h”, explica.

“Essas mães tem mais facilidade em administrar os horários, por isso estamos pedindo para elas a colaboração de aguardarem abertura, em março, de novas turmas de educação infantil, em salas disponíveis da Escola Municipal Alberto Spiazi (CAIC)”, acrescenta a secretária.

A mãe que deseja aguardar essas novas turmas no CAIC pode procurar a Secretaria de Educação e deixar o nome do filho reservado. “A criança já tem vaga garantida no ensino infantil, ela já estuda em outro CMEI. Nenhuma criança vai perder vaga”, tranqüiliza Margareth.

“Só não abrimos as turmas ainda porque estamos chamando os professores que fizeram o teste seletivo, desde o dia 03 de novembro, mas nós não temos profissionais suficientes no momento. Londrina também fez um teste seletivo e como nós, também estão chamando os candidatos, muitos foram aprovados nos dois testes. Eles trazem a documentação, mas optam por ficar lá, devido a proximidade de suas residências, muitos são de lá. Precisamos então chamar novos aprovados e esse processo é burocrático”, esclarece.

Quando, em maio, for inaugurado o Pró Infância II, as dificuldades serão resolvidas e no momento essas são as alternativas que a Secretaria de Educação pode oferecer à população que se mudou para o Jamil Sacca. “Estamos trabalhando para que as coisas caminhem bem, queremos resolver da melhor maneira possível”, afirma Margareth.

As crianças do ensino infantil, filhos das mães que não poderão esperar até as turmas provisórias do CAIC serem abertas, não vão deixar de ser transportados, gratuitamente, para os CMEI que estudam atualmente.

Confira os cinco pontos de embarque e os horários dos ônibus:

Rua: Pedro Francisco dos Santos, esquina com Cremência Rosa dos Santos.

Rua: Cremência Rosa dos Santos, esquina com Hermínio Birelo.

Rua: Hermínio Birelo, esquina Guido Querino.

Rua: Ageno Ranieri, esquina com Maria Ramalho Bardo.

Rua: Agenor Ramieri, esquina com Alfredo Rodrigues.

Quatro ônibus passarão nessas ruas para buscar os alunos. O embarque do período matutino (manhã) será as 06:30h e do período vespertino (tarde) as 12:30h. Os horários de desembarque ainda não foram definidos. Entretanto segundo a Secretaria de Educação, os ônibus passarão em todas as escolas.  As do município por volta das 11:30h e do estado 12:00h na parte da manhã. No período vespertino em torno de 17h nas escolas municipais e 17:30h nas estaduais.

A Secretaria pede a colaboração dos pais e alunos, principalmente nos primeiros dias que serão de adequação. Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Educação 3178-0393.