Publicado em: 10/02/2014 15:16

Administração Municipal disponibiliza consulta prévia online do IPTU

Administração Municipal disponibiliza consulta prévia online do IPTU Administração Municipal disponibiliza consulta prévia online do IPTU

Mais uma vez a Administração Municipal inova ao disponibilizar, para a população, por meio da internet, o mapa com os valores dos lotes do IPTU 2014. A nova Planta Genérica reajustada foi elaborada pela empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria, com aprovação por unanimidade na câmara de Vereadores, e faz referencia aos valores venais de 18 mil imóveis na cidade.

A população pode fazer a consulta online no site da prefeitura (www.ibipora.pr.gov.br) ou pelo site da DRZ (www.drz.com.br/webgis.php). Desta forma o governo municipal oferece ao munícipe a oportunidade de conhecer o valor que será cobrado de seu imóvel antes mesmo de ser entregue o carne impresso do IPTU 2014. Mais uma evidente demonstração de transparência da atual administração na política de arrecadação dos tributos municipais.

Com esta ferramenta o cidadão tem a oportunidade de verificar o quanto o seu imóvel está valorizado, em quanto foi avaliado, além do valor reajustado. Em caso de dúvidas ou questionamento o munícipe terá tempo hábil para procurar o setor de Tributação ou a Ouvidoria Municipal. "Buscamos realizar a correção com a maior responsabilidade, porém, podem ocorrer situações em que o valor atribuído ao imóvel esteja incompatível, e mediante critério será corrigido. O objetivo é estabelecer uma relação franca e aberta e ter o respaldo da sociedade", expõe o prefeito José Maria Ferreira.

Defasagem da Planta Genérica de Valores - PVG

A nova Planta Genérica de Valores (PVG) garante maior justiça fiscal no município. O resultado foi um incremento na arrecadação do IPTU para 2014 estimado em 43%. No ano passado, os valores lançados foram de R$ 5,8 milhões, este ano a perspectiva é de R$ 8,3 milhões.

O prefeito José Maria, investiu na consulta à sociedade organizada durante todo o trabalho de elaboração da Planta Genérica de Valores, para garantir a máxima transparência do processo. Foram realizadas diversas reuniões com imobiliaristas, corretores, empreiteiros, contadores além da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (ACEIBI). “Quero aqui fazer um gesto de agradecimento pela presença maciça da diretoria da ACEIBI quando convocada a tratar da nova planta de valores do município” pontua o prefeito.

De forma participativa, entre empresa, sociedade e administração, a DRZ, junto com técnicos da Prefeitura, e o prefeito José Maria, elaboraram uma planta que atendesse os interesses do município sem sobrecarregar de forma injusta o proprietário do imóvel, permitindo assim, uma correção dos valores defasados desde 2001.

Segundo o secretário de Finanças, José Aparecido Abreu, o compromisso da prefeitura é tributar e receber apenas a justa valorização do imóvel. “Constatamos a existência de imóveis em ibiporã avaliado no sistema de cadastro da prefeitura em R$ 515. Encontramos também lotes avaliados em R$ 1.900,00, em regiões da cidade onde o terreno é facilmente comercializado por R$ 70 mil”, informa o secretário.

O gestor e analista de sistemas da DRZ, Carlos Dobes Vieira, explica que foi aplicado o novo modelo de atualização da PGV, no qual a avaliação de valor do imóvel é feita por face de quadra.  “Esse método permite definir os valores do metro quadrado do imóvel, considerando de forma mais justa as diferenças de um imóvel para outro”, diz. Para este trabalho, a equipe fez um levantamento minucioso do valor venal de mercado dos imóveis em Ibiporã junto ao setor imobiliário e de outras fontes.

Desta forma um cidadão da periferia não pagará valores maiores do IPTU em comparação a um cidadão com imóvel no centro ou em bairros valorizados da cidade. “A partir desse levantamento, foram identificando os pontos de equilíbrio para um imposto justo, mas sem que a população sofresse com aumento de carga tributaria impossibilitando a capacidade de contribuir”, explica Carlos Dobes Vieira.

Sistema on-line para consulta da Planta Genérica de Valores de Ibiporã
Consulte: http://www.drz.com.br/webgis.php