Publicado em: 11/02/2014 16:23

Administração Municipal incentiva o uso de recursos digitais em sala de aula

Administração Municipal incentiva o uso de recursos digitais em sala de aula Administração Municipal incentiva o uso de recursos digitais em sala de aula

Os professores da rede municipal de ensino de Ibiporã participam do programa “Viver Digital” desde 2010. A cidade é a única do estado a participar deste programa que oferece formação tecnológica aos professores objetivando o uso das tecnologias aplicadas à educação. O programa, que é oferecido pela atual Administração Municipal por meio da Secretaria de Educação em parceria com  empresa MStech Educação e Tecnologia, busca trabalhar com a inclusão digital nas escolas proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e significativa.

Desde que foi implantado em Ibiporã, pelo prefeito José Maria Ferreira, o “Viver Digital” já formou aproximadamente 350 professores do ensino Fundamental das séries iniciais, 1º ao 5º ano, na modalidade presencial. Entretanto, a tecnologia permite que as pessoas conversem e até mesmo estudem sem estar no mesmo tempo e espaço. A modalidade do curso a distância também é ofertada- diversos professores já realizaram a qualificação profissional por meio deste Ambiente Virtual de Aprendizagem do “Viver Digital”.

Os cursos são ministrados pela empresa bauruense MStech, e o conteúdo é avaliado e aprovado pelas Assessoras Pedagógicas da Secretaria de Educação.

Em 2013 o município ofertou o curso de Formação Inicial com a finalidade de capacitar os professores para o uso dos recursos disponibilizados em sala de aula como a lousa digital. Também foi disponibilizada, ano passado, a Formação Continuada, que contou com nove encontros totalizando 60 horas, além do curso de “Produção e Publicação de Livros Digitais”.

Para 2014 estão programados o curso de GamePoint, que abordará relações entre jogos e educação e também o Google Maps, que servirá de auxílio para a localização e integração, proporcionando criar mais atividades educativas com recursos digitais, além dos cursos na modalidade à distância com os seguintes temas: Tecnologia aplicada ao ensino de História e Utilização de infográficos na educação.

As inscrições dos cursos a distância de 2014 estão disponíveis até o dia 18 de fevereiro para todos os professores do ensino fundamental das séries iniciais da rede municipal e podem ser realizadas através do site: www.programaviverdigital.com.br

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Educação: 3178-0393.