Publicado em: 25/02/2014 10:55

Inaugurado novo prédio do Fórum de Ibiporã

Inaugurado novo prédio do Fórum de Ibiporã Inaugurado novo prédio do Fórum de Ibiporã

O novo prédio do Fórum de Ibiporã "Arthur da Silva Leme" foi inaugurado nesta sexta-feira (21) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Guilherme Luiz Gomes. A nova sede foi construída em um terreno doado pela administração municipal de 7.671,80 m² e conta com uma área construída de 2.661,44m². Além de atender a Comarca de Ibiporã, o Fórum atende também a cidade de Jataizinho.

Para o diretor do Fórum de Ibiporã, juiz Sérgio Aziz Neme o novo prédio é uma conquista das duas comarcas atendidas pelo Fórum de Ibiporã. "Há doze anos estamos esperando a melhora das instalações físicas do prédio do Fórum para abrigar um maior número de juízes e funcionários e proporcionar um atendimento melhor à nossa população. E hoje esse sonho se realiza", afirmou ele.

Ainda segundo Neme, o projeto pensou na Ibiporã do futuro. "Começamos a idealizar esse projeto vislumbrando a cidade integrada à Região Metropolitana de Londrina. Isso já aconteceu no Judiciário e essa integração agora vai ser física, não podemos mais pensar Ibiporã como uma cidade de porte médio. Somos agora uma cidade de porte médio integrada a uma região metropolitana", esclareceu Neme.

O diretor também ressaltou a importância do apoio da atual administração municipal na conquista das novas instalações do Fórum. Em resposta aos cumprimentos, o prefeito José Maria disse que "é uma satisfação, sobretudo quando se tem o privilégio de estar à frente de uma administração que apoiada por outras áreas do governo consegue realizar e entregar obras deste tamanho e importância".

"Esse Fórum significa estruturação e prestação de um grande serviço para a nossa comunidade proporcionando direito e amparo da justiça, garantindo a prestação de um serviço qualitativo, tanto para aqueles que o buscam, quanto para aqueles que trabalham no Fórum, que executarão suas tarefas com tranquilidade e dignidade, expôs José Maria. "O investimento feito nessa obra vai proporcionar um grande retorno para as duas Comarcas atendidas aqui em Ibiporã", continuou o prefeito.

O Fórum de Ibiporã possui hoje as varas da Família e Infância e Juventude, Criminal, Cível e Juizado Especial. Ao todo quatro juízes trabalham na cidade e mais um deve ser designado nos próximos dias. O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Guilherme Luiz Gomes, ressaltou que com o novo Fórum haverá a possibilidade de serem implantadas novas varas na Comarca. "O TJ está sensível ao movimento forense. Caso seja necessário, novas varas serão criadas", adiantou Gomes.

"Esse é um dos compromissos do Tribunal de Justiça do Paraná, de aperfeiçoar o primeiro grau de jurisdição com a finalidade de melhorar a prestação de justiça ao povo de Ibiporã e a população paranaense", acrescentou o magistrado.

Muitos munícipes e autoridades de todo o país estiveram presentes à cerimônia de inauguração do novo Fórum, entre eles: o prefeito José Maria, a vice Sandra Moya, a presidente da Câmara de Ibiporã, Mari de Sá, o prefeito de Jataizinho, Élio Duque, vereadores e secretários de Ibiporã e região, o vice-presidente da Câmara de Deputados, André Vargas e o deputado federal Luiz Carlos Hauly.

Também compareceram a vice-presidente da Seccional da OAB de Londrina, Vânia Queiroz, a representante regional da OAB, Diorazil Baize, os promotores de Justiça, Leandro Antunes Meirelles Machado e Révia Luna; além dos juízes e funcionários da Comarca e de todo o estado.

Prestigiando a cerimônia, o chefe de relações institucionais da vice-presidência da República, Rodrigo Rocha Loures, se pronunciou sobre a nova construção da cidade. "É uma alegria voltar a Ibiporã e ver que esta cidade e Jataizinho conquistaram o mais completo e moderno Fórum do estado do Paraná. Equipado e preparado para garantir a possibilidade e o acesso à justiça. Portanto, a comunidade das duas cidades serão enormemente beneficiadas. Esse grande investimento prova que Ibiporã é um lugar democrático, onde as pessoas podem viver, conviver e trabalhar com alegria e respeito", finalizou ele.

Serviço:

Novo Fórum de Ibiporã - Arthur da Silva Leme