Publicado em: 22/04/2014 10:59

Ibiporã recebe mais dois médicos pelo programa “Mais Médicos”

Ibiporã recebe mais dois médicos pelo programa “Mais Médicos” Ibiporã recebe mais dois médicos pelo programa “Mais Médicos”

O prefeito José Maria Ferreira e a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furnaleto, recepcionaram mais dois médicos cubanos que foram selecionados por meio do programa federal Mais Médicos. Orbe Rodríguez Rodney, 30 anos, e Karina Ramírez Rodríguez, 29, foram recebidos na manhã desta quinta-feira (17), na Sala de Reuniões do Gabinete.

Ibiporã foi contemplada com quatro médicos neste quarto ciclo do programa. Segundo o Ministério da Saúde, o Paraná recebeu mais 295 médicos nesta leva, que estão se encaminhando para 126 municípios a fim de reforçar o atendimento em unidades de atenção básica. Com este novo grupo, chega a 755 o total de profissionais atuando em 272 cidades paranaenses.

No total, a cidade recebeu cinco médicos cubanos por meio do Mais Médicos (além de Orbe e Karina, Marlenis Blanco Torres, Julio Gillerme Estrada e Juan Granda). Os novos profissionais integrarão as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Eles passaram um mês em Brasília onde tiveram treinamento sobre a estrutura da saúde, protocolos e as doenças mais freqüentes da região, aulas de Língua Portuguesa, além de avaliações realizadas pelo governo federal. Os médicos receberão o registro provisório válido por três anos, que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na atenção básica e apenas nas cidades para qual foram designados pelo Ministério da Saúde, com acompanhamento de tutores e supervisores.

Orbe e Karina são da capital, Havana, e especializados em Medicina Familiar, tendo atuado por alguns anos na Venezuela. Orbe deve atender, inicialmente, na UBS da Vila Esperança. Já Karina começa trabalhando na UBS do Jardim San Rafael.  "Tenho uma boa experiência de trabalho na Atenção Básica junto às comunidades e minhas expectativas são as melhores possíveis. Quero melhorar a qualidade de vida da população ibiporaense", assegurou a médica. "Como já fui atleta, incentivarei os meus pacientes a praticar atividades físicas. Estou feliz com a receptividade e seriedade das pessoas que nos receberam. Desejo que nestes três anos possa fazer muitos amigos e realizar em bom trabalho em Ibiporã", acrescentou Orbe.

José Maria deu as boas vindas aos novos profissionais. "A Administração Municipal tem feito grandes investimentos na manutenção, ampliação e melhoria do sistema de saúde de nossa cidade. Quase todos os espaços de saúde estão em reforma. Certamente a formação e experiência dos doutores muito colaborarão para a melhoria da qualidade de vida da população. Espero que a estadia de vocês em nosso município seja muito feliz e frutífera, tanto pessoal como profissionalmente", desejou o prefeito.

O PROGRAMA

Lançado em julho de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa cursam especialização em atenção básica, com acompanhamento de tutores e supervisores. Para participar da iniciativa, eles recebem bolsa formação de R$ 10,4 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Em contrapartida, os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos participantes.

Além da ampliação imediata da assistência em atenção básica, o Mais Médicos prevê ações estruturantes voltadas à expansão e descentralização da formação médica no Brasil. Até 2018, serão criadas 11,4 mil novas vagas de graduação em Medicina e mais de 12 mil novas vagas de residência médica.