Tecnologia da Informação

Publicado em: 05/05/2014 12:31

Rede de Fibra óptica beneficiará prédios públicos e população de Ibiporã

Rede de Fibra óptica beneficiará prédios públicos e população de Ibiporã Rede de Fibra óptica beneficiará prédios públicos e população de Ibiporã

Visando a modernização dos serviços públicos e a promoção da inclusão social dos munícipes, a Administração Municipal iniciou a semana passada a instalação da Rede de Fibra do projeto piloto "Cidades Digitais", do Ministério das Comunicações. Ibiporã é um dos 80 municípios brasileiros (oito paranaenses) selecionados em 2012 para o programa federal cujo objetivo é modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Junior Aliano, a Rede de Fibra Óptica proporcionará progresso ao município com atendimento mais ágil e qualitativo. "Esta rede proporcionará uma gestão mais eficiente de todos os setores da administração municipal", afirma.

O projeto Piloto do Ministério das Comunicações levou em consideração os 298 km² e os 51 mil habitantes de Ibiporã para fazer a distribuição dos cabos de fibra óptica para o município, que poderá usar até 10 km de cabos para interligar dez prédios públicos da cidade que formarão um anel de fibra óptica.

"Os dez principais prédios da Prefeitura que estão fora da sede serão beneficiados, principalmente as secretarias, e vão funcionar com a mesma qualidade e velocidade de conexão que os computadores da sede se conectam", esclarece o secretário.

Segundo Aliano, as secretarias que funcionam fora da Prefeitura atualmente se conectam à internet por meio de uma rede de rádio ou através de uma rede privada, por um fornecedor. "Depois de instalada a rede de fibra óptica, a Administração Municipal deixará de pagar por estes serviços e oferecerá uma conexão muito mais veloz para esses prédios", garante.

A rede ainda otimizará o tráfego de informações da administração. "Instantaneamente a rede vai beneficiar a Prefeitura e todos os prédios ligados a ela, proporcionando mais agilidade no funcionamento das ferramentas de gestão. Todas as ferramentas apresentarão desempenho elevado", expõe Aliano.

Além da agilidade, desempenho elevado e otimização das informações, a rede de fibra óptica também beneficiará os munícipes. Duas novas torres de distribuição gratuita de internet serão instaladas, uma na praça central, e outra no Centro de Qualificação Profissional, que atenderá todo o entorno.

"Será possível também facilitar a ampliação da rede de monitoramento urbano e estamos pensando em utilizar a rede para fazer a comunicação telefônica de todos os prédios públicos interligados pela rede", revela o secretário.

O objetivo do Prefeito José Maria é aumentar a produtividade do serviço público. "A determinação do prefeito é sempre aumentar a produtividade e qualidade em toda a estrutura municipal que serve à população. Acreditamos que com essa ampliação, mais ações sejam desenvolvidas pelos servidores, com mais qualidade e velocidade", assegura o secretário de TI. "Isso facilitará bastante e também vai melhorar a estrutura que já está instalada na Prefeitura", acrescenta Aliano.

A expectativa é que no fim do mês toda a rede esteja instalada pela empresa Petcom Eletrônica e Telecomunicações, contratada pelo Governo Federal. Após esse período, a Secretaria Municipal de Tecnologia de Informação, fará juntamente com o Ministério das Comunicações, uma operação assistida por seis meses.

Assim como Ibiporã, outras sete cidades do Paraná foram escolhidas para participar do programa do governo federal, são elas: Bandeirantes, Santa Cecília do Pavão, Toledo, Assis Chateaubriand, São Miguel do Iguaçu, Palmas e Quatro Barras.