Publicado em: 02/06/2014 14:00

Ibiporã prepara programação especial para Semana do Meio Ambiente

Ibiporã prepara programação especial para Semana do Meio Ambiente Ibiporã prepara programação especial para Semana do Meio Ambiente

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, preparou uma programação especial em comemoração a Semana do Meio Ambiente. Na próxima terça-feira (03/06), às 8 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli, será exibido o premiado filme "Lixo Extraordinário" para alunos da rede estadual e municipal de ensino e comunidade em geral.

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), o documentário, que concorreu ao Oscar em 2011, acompanha o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro, cujas atividades foram encerradas em junho de 2012. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano. Logo após haverá uma mesa redonda dentro do enfoque socioambiental apresentado pelo filme.

Na quinta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, está programada uma caminhada ecológica no Horto Florestal de Ibiporã, parque de 770 mil m2 de área verde, com várias espécies nativas, situado às margens da BR 369, seguida de um café da manhã no viveiro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O objetivo da Semana do Ambiente é promover atividades que contribuam para a compreensão da diversidade e complexidade das questões ambientais, capacitando as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável.

A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, com apoio do Samae, AN ambiental, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Grupo Mulher Atual.

Serviço:

Programação da Semana do Meio Ambiente:

03/06 (terça-feira) - Exibição e mesa redonda sobre o filme "Lixo Extraordinário).  Às 8 horas, no Cine Teatro Pe. José Zanelli;

05/06 (quinta-feira) /9 horas - Caminhada ecológica no Horto Florestal de Ibiporã