Publicado em: 03/06/2014 08:00

Placas indicativas de rua são alvo de vandalismo

Placas indicativas de rua são alvo de vandalismo Placas indicativas de rua são alvo de vandalismo

O município de Ibiporã convive com um fato que tem prejudicado a população no que diz respeito à segurança e orientação do trânsito urbano: a depredação das placas e outras sinalizações, praticadas por vândalos.

Este final de semana cinco placas indicativas de ruas e logradouros, localizadas nas Avenidas Santos Dumont e Paraná foram entortadas. O prejuízo foi constatado na manhã de sábado (31) pelo coordenador do projeto de sinalização, Carlos Augusto Ramos, o "Baiano". "Além das placas, algumas árvores também foram danificadas. Cada placa custa cerca de R$150, e pelo menos metade deste valor é gasto no conserto", informa o coordenador.

De acordo com "Baiano", funcionários da Secretaria Municipal de Obras tentarão desamassar e soldar as placas, caso não consigam será necessário substituí-las. "Infelizmente não é a primeira vez que isso acontece. Placas de sinalização de trânsito também são alvo de vandalismo, sendo pichadas, entortadas e até queimadas. Além de prejuízo aos cofres públicos, que acaba sendo pago por todos os contribuintes, este tipo de ação também põe em risco a segurança de motoristas e pedestres", pontua o servidor.

"Baiano" lembra que a Administração Municipal vem fazendo um grande esforço para melhorar o trânsito no município, através da recuperação da malha asfáltica, execução de pinturas de faixas nas vias além da implantação de placas indicativas e regulamentadoras de velocidade.

Câmeras de vídeomonitoramento flagraram a ação dos infratores. A polícia está trabalhando para identificar os autores da ação. Destruir, inutilizar ou deteriorar o patrimônio público é crime previsto no Código Penal Brasileiro e pode resultar em pena de um a seis meses de detenção, mais multa. "Uma maneira de coibir essas ações criminosas é a participação dos munícipes, denunciando os infratores à polícia. As denúncias também podem ser encaminhadas à Secretaria de Obras, no telefone: 3178-8449.