Publicado em: 04/06/2014 09:08

Parceria permite que população dê descarte correto ao óleo de cozinha

Parceria permite que população dê descarte correto ao óleo de cozinha Parceria permite que população dê descarte correto ao óleo de cozinha

Há um ano a população de Ibiporã pode dar destinação correta ao óleo de cozinha. Parceria entre a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e a AN ambiental, especializada na coleta, transporte e destinação de óleo de cozinha usado, coleta os óleos vegetais e gorduras animais em diversos estabelecimentos geradores e os destina principalmente para a produção de biodiesel, eliminando assim o impacto negativo da inadequada destinação desses óleos.

Segundo a gerente administrativo da empresa, Elisângela Maria Bruschi, em 2013, 47.730 litros de óleo foram coletados na cidade, uma média de 3.977 litros mês. Este ano, até o final de maio, foram 26.534 litros. "Os estabelecimentos comerciais são os que mais colaboram com o programa. Para incentivar a ação, temos parceria com as instituições de ensino, que trocam o óleo arrecadado por detergente, e a ONG Instituto Carlos Galera, que acolhe animais abandonados. Parte da renda obtida com a venda do óleo vegetal usado será revertida para custear as despesas da instituição", explica Elisângela.

Em Ibiporã, a população pode transportar o óleo dentro de garrafas pet bem fechadas para 23 bombas de coleta espalhadas pela cidade, tais como Prefeitura, Samae, escolas e supermercados. O óleo arrecadado recebe uma destinação sustentável, sendo separado, decantado, filtrado e posteriormente vendido para empresas que produzem biodiesel e também fábricas de produtos da linha pet.

O diretor de Meio Ambiente Diógenes Magri ressalta a importância do programa, visto que o descarte incorreto do óleo gera sérios danos ao meio ambiente.  "Esta ação ambiental é de extrema importância porque o óleo de cozinha descartado nos ralos das pias contribui para o entupimento dos encanamentos, impacta as lagoas de tratamento de água, causando grandes problemas ambientais e econômicos. Lembrando que um litro de óleo polui um milhão de litros de água potável; e essa água contaminada equivale a quantidade que uma pessoa consome em 14 anos de vida", argumenta o diretor de Meio Ambiente.

As empresas interessadas em aderir ao programa "Coleta Óleo de Fritura" devem ligar diretamente para a AN ambiental no 0800-4000202 Já as escolas devem solicitar a inclusão pelo e-mail [email protected].

Confira os pontos de coleta:

APASI - Assoc. Pais e Amigos Surdos

Centro Mun. Ed. Inf. Cantinho Feliz